23°C 39°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Polícia Militar e shoppings da Região Metropolitana de Belém concluem ciclo de gerenciamento de crise

Diante de grandes eventos nacionais e internacionais que Belém sediará, a PM reforça, com a iniciativa inédita, o aperfeiçoamento das equipes de se...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
17/09/2025 às 20h59
Polícia Militar e shoppings da Região Metropolitana de Belém concluem ciclo de gerenciamento de crise
Foto: Divulgação

Treinamento em várias situações, incluindo artefato explosivo e manifestação

A Polícia Militar do Pará concluiu, nesta quarta-feira (17), o ciclo de treinamento de gerenciamento de situações de crise em shoppings da Região Metropolitana de Belém. A iniciativa, pioneira no Estado, reforça a parceria público-privada e amplia a preparação das equipes de segurança desses centros comerciais para grandes eventos.

O treinamento, que se estendeu por quase cinco meses, foi desenvolvido como parte da preparação da capital para grandes eventos de repercussão nacional e internacional, como a COP30 (conferência mundial sobre mudanças climáticas) neste ano, competições esportivas e o tradicional Círio de Nazaré, que mobiliza milhões de fiéis todos os anos. Durante o ciclo, foram simuladas diferentes situações de crise, envolvendo todos os empreendimentos participantes, com a definição de protocolos e diretrizes de atuação conjunta.

O comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), major Elton Rocha, destacou que as simulações integram estratégias de qualificação da tropa. “Além de levar o treinamento para a equipe de segurança dos shoppings, essas simulações permitem que os policiais treinem em cenários próximos da realidade, seguindo o tripé que norteia nossa atuação, preservar a vida da vítima, do policial e também do agressor. O treinamento constante é o que nos garante eficiência e responsabilidade em cada ação”, frisou o major.

Continua após a publicidade
Anúncio

Divisor de águas- De acordo com o diretor administrativo de um dos shoppings e representante da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) no Pará, Tony Bonna, a ação é considerada um divisor de águas. “Não tenho palavras para dizer o que representa essa parceria. Uma das maiores preocupações de empreendimentos como shopping centers é a questão da segurança. Saber que temos o apoio da Polícia Militar, que levou essa simulação para dentro dos centros comerciais, é algo inédito. Houve investimento de pessoal e material, e isso é excepcional, principalmente num momento em que Belém vai sediar um dos maiores eventos climáticos do mundo, que é a COP30. Todos os shoppings estão extremamente agradecidos à Polícia Militar por esse trabalho”, afirmou Tony Bonna.

Cenários de crise simulados- Durante os exercícios de gerenciamento de crise, o Comando de Missões Especiais (CME), por meio de suas unidades operacionais, treinou diferentes situações em shoppings da Região Metropolitana de Belém, entre as quais:

1. Shopping Pátio Belém – Roubo com refém
2. Shopping Castanheira – Transtorno psicológico
3. Shopping Metrópole Ananindeua – Manifestação
4. Parque Shopping - Agressor ativo e armado com fuzil
5. Shopping Boulevard - Tentante suicida
6. Shopping Grão-Pará - Artefato explosivo

Os exercícios práticos, que contemplaram as seis principais causas de grandes eventos críticos em shoppings, permitiram alinhar procedimentos entre a segurança privada e a Polícia Militar. Com o encerramento da etapa prática, as equipes ficam mais preparadas para proteger a população em situações emergenciais, garantindo que Belém avance em protocolos de segurança compatíveis com a dimensão dos eventos que sediará.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.