23°C 37°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Vacinação infantil na rede de ensino alcança 50% de cobertura em Belém

Alcance na cobertura vacinal, promovido pela Prefeitura de Belém, representa um aumento de mais de 400% em comparação com o mesmo período em 2024.

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Belém
12/09/2025 às 00h11
Vacinação infantil na rede de ensino alcança 50% de cobertura em Belém
Crédito: Juliana Rosa/Ascom Sesma

Entre sorrisos e picadas de agulha, alunos da EMEF Maria da Conceição de Souza, no bairro de Águas Lindas, em Belém (PA), deram as boas-vindas à campanha de vacinação escolar, destinada a crianças de 0 a 6 anos. A ação, realizada na manhã desta quinta-feira (11), é resultado dos esforços conjuntos entre a Secretaria Municipal de Educação (Semec), a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e da Superintendência da Primeira Infância.

A mobilização da Prefeitura alcançou, até o momento, a marca de 93 escolas de primeira infância, um aumento de mais de 400% em comparação com o mesmo período em 2024. A meta é cobrir totalmente as creches e escolas de educação infantil da rede municipal de ensino, uma taxa de vacinação inédita na Região Metropolitana de Belém (RMB).

O objetivo é assegurar que crianças de 0 a 6 anos, matriculadas em creches e pré-escolas municipais, mantenham a caderneta vacinal em dia.

Continua após a publicidade
Anúncio

A primeira-dama de Belém, Fabíola Normando, esteve presente e acompanhou de perto a mobilização. Na ocasião, destacou o compromisso da Prefeitura de Belém em resguardar a saúde dos pequenos estudantes: “Com essa ação, valorizamos as famílias, protegemos nossas crianças e, o mais importante, garantimos que elas estejam seguras. Essas crianças corajosas mostram na prática o belo trabalho realizado pela Prefeitura em conjunto com todas as secretarias”, enfatizou.

Foto: Reprodução/Agência Belém
Foto: Reprodução/Agência Belém

A Prefeitura de Belém estabeleceu a vacinação escolar da educação infantil comoestratégia prioritária para o ano de 2025, com a meta de atender 200 escolas do município.

O titular da Sesma, Rômulo Nina, reforçou o comprometimento em trazer resultados que asseguram benefícios a longo prazo. “Nós temos um grande desafio: aumentar a nossa capacidade de vacinar e aumentar os nossos índices de vacinação. É só com um trabalho focado, com propósito, que nós, da Prefeitura, vamos conseguir trazer a mudança que precisamos e deixar esse legado para a população”, enfatizou.

A ação também contou com o reforço da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Águas Lindas, que esteve presente para apoiar a equipe do Programa Saúde na Escola (PSE) na aplicação das vacinas e no atendimento às famílias.Esse apoio foi fundamental para agilizar e ampliar a cobertura da campanha.

Foram disponibilizadas durante a ação as vacinas VIP, Pentavalente, Meningocócica C, Meningocócica ACWY, Tríplice Viral, Febre Amarela, DTP, Pneumocócica 10V, Hepatite A, DTP e COVID pediátrica.

A mãe do aluno Mateus Ian (4), Iranildes Barbosa, aprovou a ação e a facilidade para manter a carteirinha de vacinação do filho atualizada. “As vacinas dele estão em dia e ele dificilmente adoece. Mas quando isso acontece, costuma ser de forma mais intensa. Por isso considero muito importante essa vacinação dentro da escola, já que muitas vezes não temos tempo de ir até o posto de saúde.”

Foto: Reprodução/Agência Belém
Foto: Reprodução/Agência Belém
Crédito: Juliana Rosa/Ascom Sesma
Crédito: Juliana Rosa/Ascom Sesma
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.