21°C 38°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Sectet certifica mais de 90 alunos nos eixos de Costura e Moda e Informática Básica

O evento incluiu um desfile das peças confeccionadas durante o curso, destacando trabalhos que combinaram roupas de brechó com técnicas de customiz...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
11/09/2025 às 15h57
Sectet certifica mais de 90 alunos nos eixos de Costura e Moda e Informática Básica
Foto: Priscila Castro/Sectet

Nesta quinta-feira (11), a Usina da Paz do Guamá certificou 97 alunos em cursos de Costura e Moda e Informática Básica, oferecidos pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet). Entre os concluintes, mãe e filha participaram juntas da formação em Costura e Moda: Sheyla Melo, de 17 anos, e sua mãe, Antonia do Socorro Melo.

“Esse é o meu primeiro curso de costura e está sendo ainda mais especial por estar fazendo junto com a minha mãe. Sempre tive vontade de aprender, e agora estou tendo essa oportunidade. Minha mãe me ajuda bastante, porque ela já tem mais prática, então acaba sendo uma troca entre nós duas. Estou achando muito legal, porque além de aprender uma nova habilidade, a gente também está passando mais tempo juntas”, contou Sheyla.

Antonia destacou que o aprendizado é a realização de um desejo antigo. “Sempre tive vontade de aprender a costurar. Antes do curso eu costurava à mão. Agora pretendo comprar uma máquina para que nós duas possamos continuar praticando juntas. Quero começar fazendo algumas peças para dentro de casa e, depois, penso até em ter uma renda com isso”, explicou.

Continua após a publicidade
Anúncio
Mãe e filha no curso de Costura e Moda

O evento incluiu um desfile das peças confeccionadas durante o curso, destacando trabalhos que combinaram roupas de brechó com técnicas de customização. A iniciativa também valorizou a sustentabilidade, mostrando como o reaproveitamento de materiais pode gerar novas peças e reduzir desperdício.

“Essas ações permitem que os estudantes apresentem suas criações ao público, promovem a troca de experiências e ampliam as chances de inserção no mercado de trabalho. Ao mesmo tempo, incentivam outras mulheres a se engajarem e contribuem para o desenvolvimento local”, explica Julie de Lima, coordenadora do eixo de Costura e Moda.

Certificação -No total, 97 pessoas receberam certificados, incluindo 42 alunos do curso de Costura e Moda, 15 da turma de Informática Básica para pessoas acima de 50 anos e 30 jovens de 12 a 16 anos do Programa Escola da Vida (PEV) que participaram do curso de Informática Básica.

Inclusão digital e novas oportunidades para os 50+ - Uma das iniciativas mais destacadas foi a turma de informática voltada para pessoas com mais de 50 anos. O objetivo é aproximar esse público da tecnologia, oferecendo ferramentas que vão desde o uso básico do computador até noções aplicáveis ao mercado de trabalho.

Vanda Cunha, guia de turismo, concluinte do curso de Informática Básica

Para muitos, o curso representa uma oportunidade de atualização profissional e reinserção no mercado, além de aumentar a autonomia no dia a dia. É o caso de Vanda Cunha, guia de turismo.

“Participar deste curso me deu confiança para lidar com tecnologia e também abriu portas para novas oportunidades profissionais. Minha próxima meta de curso é o inglês pois quero trabalhar para grandes redes hoteleiras. É uma forma de me atualizar e seguir avançando na minha carreira”, afirmou.

Feirarte Popular e oficinas -O evento também integrou a Feirarte Popular, feira itinerante criada por ex-alunas da Usina da Paz, que hoje já se consolidou como espaço de empreendedorismo e valorização do trabalho feminino.

A programação contou com apresentações artísticas e oficinas de sabão caseiro, costura criativa e produção de bonecas no lápis.

Texto: Áurea Ribeiro, estagiária, sob supervisão de Bruna Ribeiro (Ascom/Sectet)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.