A série de visitas técnicas que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realiza às Diretorias Regionais de Ensino (DRE) continuou nesta quinta-feira (4) na DRE do município de Abaetetuba, na Região de Integração Tocantins, nordeste paraense. A iniciativa visa alinhar ações e estratégias pedagógicas entre gestores, professores, coordenadores, técnicos e comunidade escolar quanto à metodologia do processo de ensino e aprendizagem.
O secretário de Estado de Educação, Ricardo Sefer, promoveu diálogos que buscam proporcionar mais bem-estar aos alunos, professores, dirigentes e demais servidores, visando à melhoria da qualidade do ensino.
Durante a visita, a comitiva de educação visitou as instalações da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pedro Teixeira e o prédio anexo para verificar in loco a infraestrutura. Na sequência, foram visitadas as unidades de ensino Laura Ribeiro, Leônidas Monte, Laura dos Santos e Benvinda Araújo Pontes. A Escola Estadual de Ensino Médio Vila Maiauatá, no município de Igarapé-Miri, também recebeu a visita do secretário de Educação e da comitiva da Regional de Ensino.
“Tivemos um dia extenso na Região Tocantins visitando escolas dos municípios de Abaetetuba, Igarapé-Miri e Barcarena. Conhecemos diversas escolas, já pensando em várias soluções para a Região das Ilhas, mas também para aquelas que estão aqui no centro. E, certamente, vai haver muita parceria com o prefeito do município para a gente seguir avançando na educação pública do Pará”, disse Ricardo Sefer.
O titular da Seduc se reuniu ainda com a dirigente regional, Dalcyléa Corrêa Pinheiro, para discutir demandas pedagógicas prioritárias, como desempenho nas avaliações, recomposição da aprendizagem e avanços e desafios para o Sistema de Avaliação Básica (Saeb) de 2025, além de lotação de servidores, programas em execução e funcionamento de sistemas e acompanhamento de indicadores.
Diálogo- Para a dirigente, o encontro possibilita a aproximação do gestor da Seduc com as unidades escolares, para que juntos possam continuar elegendo prioridades e garantindo desenvolvimento no ensino nas escolas públicas estaduais.
“Nós nunca recebemos um secretário de Educação na DRE de Abaetetuba. Estamos muito felizes, e estávamos ansiosos para mostrar como é a nossa diretoria. Aqui, o nosso pedagógico e administrativo falam a mesma linguagem para melhorar a educação em nossa região”, afirmou Dalcyléa Corrêa Pinheiro.
As Diretorias Regionais de Ensino atuam como ponto de descentralização da Seduc, sendo responsáveis por implementar as ações da Secretaria, assegurando que os programas e ações cheguem às regiões de maneira mais direta, a fim de aproximar a gestão estadual da realidade dos municípios.
A Diretoria Regional de Ensino Abaetetuba é a terceira maior DRE, responsável pelo gerenciamento dos municípios (jurisdição) de Acará, Barcarena, Igarapé-Miri, Moju e Tailândia, totalizando cerca de 53 unidades de ensino e aproximadamente 40 mil alunos.
Em Barcarena- O secretário Ricardo Sefer também visitou municípios próximos gerenciados pela DRE de Abaetetuba, como o Colégio Estadual de Ensino Médio Palmira Gabriel; Eduardo Angelim, na Vila dos Cabanos, e a Escola Professor José Maria Machado - todas em Barcarena.
“Terminamos um dia longo. Começamos em Abaetetuba, passamos por Igarapé-Miri, na Vila Maiauatá. Estivemos também em três escolas no município de Barcarena. Foi um dia muito produtivo. Vi muita coisa. Tivemos muitas ideias, e já achamos soluções simplesmente conversando e conhecendo a realidade”, informou o titular da Seduc.
“Quero dizer para cada um que integra a comunidade escolar, que são servidores da Secretaria de Educação e fazem parte desse processo de educação, que as melhorias vão chegar, sim”, anunciou Ricardo Sefer, acrescentando que “os desafios são enormes, e a sociedade espera muito que a gente traga melhorias. E vamos trabalhar para isso”.