22°C 38°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Hospital Metropolitano promove ação de sustentabilidade com alunos de escola em Ananindeua

Projeto 'Pequenos Guardiões' conscientiza estudantes sobre preservação ambiental e reforça o papel das crianças como multiplicadoras de boas prátic...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
29/08/2025 às 21h31
Hospital Metropolitano promove ação de sustentabilidade com alunos de escola em Ananindeua
Foto: Alberto Dergan

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), principal referência estadual no cuidado de pessoas com traumas graves, promoveu, na manhã desta sexta-feira (29), uma ação de conscientização ambiental na Escola Municipal Álvaro Adolfo, em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém).

A iniciativa integra o Projeto “Pequenos Guardiões”, que promove a interação entre o Hospital, a comunidade e as escolas, levando orientações sobre preservação ambiental, responsabilidade social e saúde. Além de conscientizar, a iniciativa estimula o recolhimento de materiais recicláveis, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com o futuro do planeta.

Continua após a publicidade
Anúncio

Na ocasião, a equipe da unidade da rede de saúde pública do Governo do Pará, formada por membros do Comitê de Sustentabilidade, apresentou soluções simples e eficazes que podem ser aplicadas no dia a dia escolar, e também em casa, além da palestra sobre a importância da separação correta. Entre as criações estão projetos de reciclagem, pescaria de papelão e confecção de luminárias com colheres descartáveis.

Multiplicadores- William Bendelak, coordenador de Apoio do HMUE, destacou que a ação reforça o compromisso do Hospital com a sociedade e o meio ambiente. “As crianças são multiplicadoras de conhecimento e, ao aprenderem na escola, levam esses hábitos para casa e para a comunidade. Isso tem um impacto direto no futuro das gerações”, disse o coordenador, acrescentando que, “com o projeto, levamos o que já realizamos no Hospital para as comunidades com o objetivo de ampliar o impacto ambiental e garantir gerações ainda mais conscientes e responsáveis com os recursos naturais. Ver o entusiasmo dos alunos nos motiva a continuar ampliando o Projeto Pequenos Guardiões”.

Débora Áyssa, 12 anos, aluna do 6º ano, ressaltou a importância do aprendizado, informando como a atividade despertou uma nova forma de enxergar o cuidado com o meio ambiente. “Eu aprendi que precisamos colocar o lixo no lugar certo, e que muitos materiais podem ser reutilizados. Dá para transformar em várias coisas úteis, como brinquedos e objetos para o dia a dia, ao invés de simplesmente jogar fora. Achei muito interessante conhecer essas possibilidades, porque mostra que cada um de nós pode fazer a diferença. Com certeza, vou levar esse conhecimento para casa, conversar com meus familiares e incentivar todo mundo a praticar também”, disse Débora.

Segundo a coordenadora pedagógica Dulcirene Alhade, é relevante a iniciativa para a formação dos alunos e complemento das ações já realizadas na escola. “Com essa atividade de extensão, o Hospital oportuniza à comunidade do entorno ter essa consciência ambiental, que é uma necessidade de mundo, e não somente local. Nós já desenvolvemos muitos projetos, e esse veio somar e dar continuidade a um trabalho que já é desenvolvido aqui em estímulo ao engajamento da comunidade”, enfatizou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.