O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci, intensificou nesta sexta-feira (29) as atividades do Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização e ao incentivo ao aleitamento materno. A programação contou com rodas de conversa, orientações e momentos de relaxamento para pacientes da maternidade, considerada uma das mais importantes da rede pública do Governo do Pará.
Com mais de 2,8 mil partos realizados em 2025 e mais de 5 mil em 2024, o HRAS reforçou durante a campanha o trabalho já desenvolvido ao longo do ano, fundamentado nos 10 passos para o sucesso da amamentação da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), certificado concedido pelo Ministério da Saúde a instituições que aplicam boas práticas no cuidado materno-infantil.
Mãe de primeira viagem, Adriele Rodrigues, 23 anos, aprendeu, durante a programação no HRAS, que amamentar não é apenas instintivo, mas um processo que exige prática. “Como o bebê não sabia e eu também não, os primeiros dias foram difíceis. Ele pegava errado e a mama ficava dolorida, mas aprendi a forma correta e tornei esse momento maravilhoso para nós dois”, contou a autônoma.
Esses e outras orientações, Adriele recebeu nas rodas de conversa, que abordaram temas como direitos legais da lactação, boas condutas no parto, avaliação da mamada e escuta ativa das mães. Também foram discutidas dificuldades comuns, como ingurgitamento mamário, obstrução dos ductos, mastite e lesões nos mamilos, além de métodos de prevenção e tratamento para esses problemas.
Relaxamento - As atividades conduzidas pelo Comitê de Humanização e pela equipe multiprofissional ocorreram em outros três momentos: prática de relaxamento e autocuidado, com a realização de escalda-pés, seguida por auriculoterapia, técnica que utiliza pontos específicos da orelha para aliviar a ansiedade, melhorar a qualidade do sono, estimular a produção de leite e promover equilíbrio emocional.
A terapeuta ocupacional Danielle Ferreira ressalta que, embora a campanha se concentre em agosto, esse tipo de atendimento humanizado ocorre durante todo o ano no HRAS. “Amamentação não se resume a um único período”, afirma. Segundo ela, o aleitamento é essencial e vai além da nutrição, envolvendo aspectos afetivos entre mãe e filho, fortalecendo o vínculo e trazendo benefícios para ambos.
“Em agosto nós intensificamos ainda mais essas orientações, com práticas, para que a experiência não seja dolorosa e para que elas possam se abrir, perguntar, tirar dúvidas e viver esse momento tão especial. Não é simples, mas é possível torná-lo prazeroso. E, ao final, oferecemos esse espaço de relaxamento para que elas se sintam valorizadas e cuidadas”, acrescentou Danielle Ferreira.
Carinho - Outro momento da programação foi marcado pela entrega de dezenas de chaveiros com a foto dos recém-nascidos para os pais, acompanhados de frases como: “Amamentar é um ato de amor”. Essa é uma forma delas lembrarem que a interação durante a amamentação fortalece o vínculo afetivo, promovendo a segurança emocional do bebê e contribuindo para o bem-estar psicológico da mãe.
Luziane Coelho, 31 anos, recebeu o chaveiro com a imagem da filha, Ana Beatriz, e se emocionou. “É muito gratificante passar por esse período desafiador, ser bem cuidada pela equipe e, no final, ainda ser lembrada com tanto carinho. Vou carregar esse chaveiro na minha bolsa para sempre recordar da minha filha e da experiência que tive aqui no HRAS. Estou muito feliz por tudo”, disse a autônoma.
“Cada mãe vive esse momento de forma única, com dúvidas, medos e descobertas. Nosso papel é estar ao lado delas, oferecendo orientação, escuta e carinho. Quando elas percebem que não estão sozinhas e que podem contar com uma rede de apoio não só da família, mas do hospital. Dessa forma a amamentação se torna mais especial”, destacou a terapeuta ocupacional, Layane Sena.
IHAC - Conforme mostra o portal do Ministério da Saúde, o selo Hospital Amigo da Criança foi criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além de seguir os 10 passos para o sucesso do aleitamento, a unidade precisa garantir um atendimento humanizado e respeitoso às gestantes durante o período gestacional e pós-parto.
Essas exigências são avaliadas de forma criteriosas por representantes do órgão de saúde do Governo Federal, que verificam também aspectos como o acesso irrestrito dos pais ao recém-nascido internado, permitindo sua permanência por 24 horas, bem como o cumprimento da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL).
Bebês nascidos em hospitais com a certificação têm menos chances de passar por procedimentos desnecessários, como aspiração das vias aéreas, administração de oxigênio e uso de incubadora. Ainda, a prática do contato pele a pele com a mãe imediatamente após o nascimento, o início da amamentação na primeira hora de vida e o alojamento conjunto, fluxo que já faz parte da rotina no HRAS.
Estrutura - O Hospital Abelardo Santos oferece uma estrutura moderna que inclui urgência e emergência obstétrica e ginecológica 24 horas, com cinco salas de parto e 50 leitos de internação obstétrica. Além disso, caso desejado pela mãe, a equipe multiprofissional disponibiliza massagens relaxantes, banhos de água morna e aromaterapia, em um ambiente acolhedor, com luzes suaves e sons relaxantes.
Para o alívio da dor, a unidade utiliza métodos não farmacológicos, dispondo de fisioterapeutas nas salas de parto em tempo integral, massagens relaxantes, banhos de água morna e aromaterapia, minimizando o desconforto das mães. A instituição também promove cursos de preparação para o parto durante o pré-natal, reforçando o compromisso com a saúde e o bem-estar das gestantes.
Outra ferramenta importante é a utilização de uma banheira com água morna para partos na água. Esse recurso oferece diversos benefícios: relaxa os músculos, reduz a sensação de dor durante as contrações, e promove maior elasticidade dos tecidos do períneo. Por outro lado, a gravidade reduzida na água facilita a movimentação, permitindo que a mulher encontre posições mais confortáveis.