23°C 37°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Emater realiza oficina de poda de formação de cacau para ampliar produção em Rurópolis

Iniciativa visa melhor produtividade do fruto e geração de renda aos agricultores

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
23/08/2025 às 09h32
Emater realiza oficina de poda de formação de cacau para ampliar produção em Rurópolis
Foto: Divulgação

Comunidade Nova Aliança recebeu a ação da Emater, no Sítio do "Zé do Arroz”, para fortalecer a cadeia produtiva do cacau

O Governo do Pará, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Pará), realizou, na sexta-feira (22), uma oficina de poda de formação de Cacau, no município de Rurópolis, sudoeste paraense.

A ação aconteceu na Comunidade Nova Aliança, localizada na Vicinal do Baiano, no Sítio do "Zé do Arroz”, e contou com o apoio da Prefeitura de Rurópolis. Para o proprietário da área escolhida, a iniciativa proporciona a ampliação da cadeia produtiva dele e de outros agricultores familiares da região.

“É um grande avanço para a gente. Daqui pra frente a gente vai contar com o apoio da Emater, na produção de sementes, plantio de muda e com toda a cadeia produtiva melhorando a nossa renda. Essa oficina nos ensinou a melhorar a nossa produção junto com a banana, que é o nosso forte”, afirmou José de Amorim, produtor rural.

Continua após a publicidade
Anúncio

A parceria do Governo do Estado com o município tem sido intensificada com ações voltadas para a produção do cacau, levando assistência técnica aos produtores rurais da região e proporcionando maiores conhecimentos sobre melhorias na produção do produto dentro da cadeia produtiva.

“O José, por exemplo, já tem uma produção de banana e mandioca, mas agora está focando na cacauicultura e quer diversificar as atividades de produção. Ele já tem até sementes do cacau e é muito interessante da parte dele, a visão de ampliar a agricultura familiar, buscando um mercado maior, não só para ele, mas para toda uma região”, disse Vanessa Feleol, supervisora do Regional Tapajós da Emater-Pará.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.