O Governo do Pará iniciou nesta quarta-feira (6) as obras de drenagem profunda nos trechos de interseção entre as avenidas Dr. Freitas, Brigadeiro Protásio, Boulevard e Duque de Caxias, no bairro do Marco, em Belém. Os primeiros serviços consistiram em escavações profundas, realizadas com técnicas de escoramento para garantir a segurança e a estabilidade das estruturas adjacentes. As intervenções fazem parte do conjunto de serviços estruturantes, considerados legados da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), e visam modernizar o sistema de drenagem na região.
“Essas obras são fundamentais para garantir maior eficiência no escoamento das águas da chuva, minimizando danos às estruturas viárias e melhorando as condições de trafegabilidade. Essa área dos serviços abrange parte do trânsito da região central de Belém, proporcionando mais qualidade de vida para a população", explicou o secretário-adjunto de Obras Públicas do Pará, Gilmar Mota.
Ele também ressaltou que a área está situada em uma posição estratégica, na área de influência do Novo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), da Polícia Militar do Pará, da Vila COP30, do Aeroporto Internacional, do Hangar - Centro de Convenções & Feiras da Amazônia e do Parque da Cidade – esses dois últimos pontos de eventos da conferência climática, que será realizada em novembro.
Segurança e eficiência- Serão implantadas tubulações de Polietileno de Alta Densidade (Pead), um tipo de tubo plástico altamente resistente à corrosão, assegurando maior capacidade de vazão e durabilidade do sistema de drenagem, garantindo segurança e eficiência ao escoamento das águas pluviais. Também serão construídos poços de visita (bueiros) e caixas de inspeção, para facilitar o acesso em futuras manutenções. As novas redes de drenagem serão interligadas aos sistemas já existentes, promovendo continuidade hidráulica e evitando pontos de retenção ou refluxo.
Após a conclusão da etapa de drenagem, serão realizados os serviços de recomposição do pavimento asfáltico e das calçadas nas áreas afetadas. As obras ocorrerão simultaneamente na Avenida Dr. Freitas, entre o Canal da Pirajá e a Avenida Romulo Maiorana, e na Avenida Boulevard, no limite com a Avenida Brigadeiro Protásio. Durante a execução, haverá interdição parcial da faixa direita dessas vias, mas o tráfego será mantido na faixa esquerda.