21°C 35°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Palestra sobre hepatite encerra ações do Julho Amarelo no Hospital Regional de Oriximiná

Pacientes receberam orientações sobre como os tipos da doença, como ela é transmitida e como se prevenir

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
30/07/2025 às 15h06
Palestra sobre hepatite encerra ações do Julho Amarelo no Hospital Regional de Oriximiná
Foto: Foto: Uéliton Martins - Ascom HRMJ 

Encerrando a campanha do Julho Amarelo, o Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus (HRMJ) promoveu, no último dia 28, uma palestra educativa voltada à prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais.

A atividade fez parte da programação de conscientização realizada ao longo do mês, que incluiu ainda testagem rápida, vacinação e orientações ao público e colaboradores.

As hepatites virais — classificadas nos tipos A, B, C, D e E — são infecções que atingem o fígado e podem levar a complicações graves, como cirrose e câncer hepático.

A campanha buscou sensibilizar a população sobre a importância da testagem precoce e do tratamento adequado, reduzindo a incidência e mortalidade dessas doenças.

A palestra foi conduzida pelo enfermeiro Thiago Gemaque, do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do HRMJ. “Destacamos para os pacientes os modos de transmissão, as medidas de prevenção e os locais de vacinação e testagem disponíveis no município”, disse.

As orientações chamaram a atenção sobre a importância de não compartilhar objetos de uso pessoal, como alicates, lâminas e escovas de dente, além dos cuidados com a higienização das mãos e dos alimentos.

Para a paciente Rosilene dos Anjos Santos, moradora de Oriximiná, a iniciativa foi bastante esclarecedora. “Eu achei muito boa a palestra. Explicaram os tipos de hepatite, as causas e formas de prevenção. Uma dica importante foi sobre a vacinação”, avaliou.

Ações internas -Além das atividades voltadas ao público externo, o hospital também promoveu ações educativas com seus colaboradores.

Foram realizadas palestras, 452 testes rápidos, 165 doses de vacinação e distribuição de preservativos, em parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o Serviço de Assistência Especializada (SAE).

Os profissionais foram orientados quanto à prevenção, com ênfase no risco de acidentes com materiais perfurocortantes.

Continua após a publicidade
Anúncio

Atendimento 100% SUS -Referência em média e alta complexidade na região, o Hospital Regional de Oriximiná Menino Jesus dispõe de 26 leitos de enfermaria, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 16 leitos de acolhimento. A unidade oferece atendimento 100% gratuito, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco no cuidado humanizado e integral à população.

Está equipado para realizar exames laboratoriais e de imagem, atendendo em sete especialidades: anestesiologia, clínica geral, cirurgia geral e ginecológica, ortopedia, traumatologia e medicina intensiva.

O hospital está localizado na Rua Barão do Rio Branco, 3.288, no bairro Santa Terezinha, em Oriximiná.

Texto: Uéliton Martins - Ascom HRMJ

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.