O Governo do Pará entregou, nesta quarta-feira (23), a 16ª Usina da Paz, desta vez no município de Tucuruí, no sudeste paraense. A unidade é a primeira construída na Região de Integração Lago de Tucuruí e vai beneficiar diretamente mais de 96 mil moradores da cidade e região.
O complexo reúne mais de 70 serviços gratuitos em áreas como saúde, educação, cidadania, qualificação profissional, cultura, esporte e lazer. No total, são mais de 30 órgãos públicos reunidos em um só lugar a serviço da população.
Durante o evento, o governador Helder Barbalho destacou o impacto social da iniciativa.
“Este equipamento tem transformado realidades sociais a partir da presença do Estado. A Usina da Paz foi feita para a população, para que todos possam usá-la. Desde uma criança - que venha na horta ter as primeiras orientações de como cuidar do meio ambiente - até uma senhora idosa que possa fazer sua hidroginástica. Portanto, a usina tem o conceito de cuidar da família. Este é o nosso objetivo, cuidar do povo de Tucuruí e cuidar do povo do Pará”, afirmou o governador.
A vice-governadora Hana Ghassan também reforçou a importância do projeto. “A UsiPaz é mais do que infraestrutura. Ela representa cuidado com as pessoas, principalmente com as mulheres, os jovens e as crianças. É um espaço de acolhimento para toda a família”, explicou.
O prefeito de Tucuruí, Alexandre Siqueira, destacou a importância do novo equipamento público para a juventude do município.
“Hoje é um dia histórico para nossa cidade. A Usina da Paz é um espaço onde os nossos jovens e adolescentes vão encontrar oportunidades reais de aprendizado, cultura, esporte e formação profissional. Estamos fortalecendo caminhos para que eles escolham o conhecimento. Isso é transformar o presente e construir um futuro melhor para todos”, explicou.
Sonho realizado- Moradores da cidade comemoraram a chegada do novo equipamento público. Richarlisson Martins aguardava com ansiedade a entrega. “É um sonho realizado esse equipamento chegar na nossa cidade. Eu pretendo estudar muito aqui e fazer o curso de informática. Parabéns ao governo por essa iniciativa que transforma a vida de jovens e adultos”, disse.
Já a jovem Alice Duarte, de 21 anos, está entusiasmada com a possibilidade de se profissionalizar com os cursos gratuitos. “Agora eu tenho onde aprender e buscar meu futuro, a usina é um equipamento que agrega muito na questão da capacitação e profissionalização. É um novo começo pra muita gente, será benéfico para todos”, contou.
Estrutura- A nova Usina da Paz conta com uma ampla e moderna estrutura, com espaços totalmente estruturados para a realização de serviços como atendimento médico e odontológico, emissão de documentos e cursos profissionalizantes. O novo equipamento público também possui estruturas como biblioteca, salas de informática, teatro, praça multicultural, quadras esportivas, piscina, estação de tratamento de esgoto, entre outros ambientes destinados ao atendimento da população.
A moradora Michele Ferreira, de 39 anos, visitou a Usina da Paz durante a abertura e se impressionou com o que viu. “Fiquei encantada com tudo que vi aqui. Nunca imaginei que teríamos um lugar tão completo, bonito e bem cuidado na nossa cidade. Tenho certeza que vai ajudar no desenvolvimento e na geração de emprego”, disse.
Números- As Usinas da Paz fazem parte do programa Territórios Pela Paz (TerPaz) e têm como objetivo promover a inclusão social, reduzir a violência e ampliar o acesso da população a políticas públicas. Desde 2021, quando foi inaugurada a primeira unidade, mais de 10,1 milhões de atendimentos já foram realizados em todo o estado.
"Estamos felizes em ver mais uma Usina se tornar realidade, com uma estrutura moderna, acolhedora e pensada para transformar vidas. A Usina da Paz de Tucuruí chega como uma referência de transformação para o município e para atender às necessidades reais da população, oferecendo serviços essenciais, atividades educativas, culturais e de cidadania." pontuou a secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth Braga.
Mais Usinas- Além de Tucuruí, outras 15 Usinas já estão em pleno funcionamento, em Belém (Jurunas/Condor, Guamá, Terra Firme, Bengui e Cabanagem); nos municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides e Castanhal, na Região Metropolitana; Capanema e Bragança, na Região de Integração Rio Caeté; Abaetetuba, na RI Tocantins, e Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás, na RI Carajás.
Mais 21 complexos seguem em construção, nos municípios de Altamira, Cametá, Paragominas, Santa Izabel do Pará, Redenção, Itaituba, Santarém, Viseu, Igarapé-Miri, Barcarena, Breves, Dom Eliseu, São Miguel do Guamá, Portel, Moju, Parauapebas (segunda Usina), Óbidos, Salinópolis, Tomé-Açu, São Félix do Xingu e Belém, no distrito de Icoaraci. Outras unidades também serão anunciadas em breve.
Serviço - Nesta quinta-feira (24), a partir das 8h, a Usina da Paz Tucuruí estará aberta para receber a população, dando início aos agendamentos para os serviços disponíveis. O complexo de cidadania está localizado na Avenida Kennedy, entre Travessa Raimundo Carvalho e Avenida Michel Dib Tachy, Bairro Nova Matinha.