21°C 37°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Juventude empreendedora conhece Projeto Ararajubas e biodiversidade amazônica no Parque Estadual do Utinga

Os jovens puderam acompanhar as etapas do projeto de reintrodução das ararajubas (Guaruba guarouba), espécie símbolo da fauna amazônica, e entender...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
22/07/2025 às 22h46
Juventude empreendedora conhece Projeto Ararajubas e biodiversidade amazônica no Parque Estadual do Utinga
Foto: Divulgação

Universitários de diversas regiões do Brasil participaram de uma visita guiada ao Parque Estadual do Utinga, em Belém, para conhecer de perto o Projeto de Reintrodução e Monitoramento de Ararajubas, iniciativa conduzida pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), em parceria com a Fundação Lymington. A atividade integrou a programação da ação de verão da Enactus Brasil, rede internacional que promove o empreendedorismo sustentável entre estudantes universitários.

Durante a visita, os jovens puderam acompanhar as etapas do projeto de reintrodução das ararajubas (Guaruba guarouba), espécie símbolo da fauna amazônica, e entender como a recuperação de populações ameaçadas está diretamente ligada à preservação de ecossistemas e à atuação de instituições públicas e da sociedade civil. A programação foi coordenada pela Gerência e Diretoria de Biodiversidade do Ideflor-Bio, com apoio da Gerência do Parque Estadual do Utinga.

Além da imersão no projeto com as ararajubas, os visitantes percorreram trilhas ecológicas no Parque, observaram espécies nativas da fauna e flora e participaram de rodas de conversa sobre sustentabilidade, empreendedorismo verde e estratégias de conservação da biodiversidade. Representando estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe, Minas Gerais, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Pará e o Distrito Federal, os estudantes destacaram a experiência como um momento inspirador de conexão com a Amazônia.

Continua após a publicidade
Anúncio

Imersão -“Receber esses jovens líderes e mostrar o trabalho de reintrodução da ararajuba no seu habitat natural é também formar multiplicadores do cuidado com a biodiversidade. É gratificante ver o encantamento deles com a floresta e a nossa fauna”, afirmou Mônica Furtado, gerente de Biodiversidade do Ideflor-Bio.

A Enactus Brasil estimula a criação de projetos sociais e ambientais liderados por estudantes em suas universidades e comunidades. Segundo os professores que acompanharam a comitiva, conhecer a realidade amazônica e vivenciar experiências práticas de conservação fortalece a formação desses futuros empreendedores sustentáveis. “Essa visita é uma oportunidade única de aprendizado. A receptividade foi emocionante, e saímos todos impactados pela beleza da floresta e pelo compromisso do Pará com a biodiversidade”, destacou uma das professoras.

Referência -O Projeto de Reintrodução e Monitoramento de Ararajubas é referência em conservação, combinando ações científicas com educação ambiental. As aves, antes consideradas até pouco tempo extintas nos arredores da Grande Belém, agora têm a chance de voltar a viver livremente na natureza, em pleno coração da Amazônia urbana.

Em pouco mais de oito anos, a iniciativa já devolveu aos céus mais de 50 aves, o que reforça o compromisso do Governo do Pará, por meio do Ideflor-Bio, com o fortalecimento das políticas públicas ambientais, assim como o engajamento da juventude na construção de soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios ecológicos do presente e do futuro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.