“Fui bem atendida desde a entrada. Nunca imaginei que faria uma ressonância desse tipo sem pagar nada”. Essa é a afirmação de Ana Maria Cândido, de 39 anos, moradora de Itaituba, no sudoeste paraense, sobre a experiência de fazer o exame de imagem no Hospital Regional do Tapajós (HRT).
Ela foi uma das centenas de pessoas beneficiadas pela ampliação do acesso a exames e procedimentos especializados, dentro da iniciativa “Saúde para Todos”, implementada pela unidade em abril deste ano.
Somente no primeiro semestre de 2025, o Regional do Tapajós realizou 93.168 exames, representando um crescimento de 15,84% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 80.398 exames.
Os procedimentos mais realizados seguem sendo os de análises clínicas, com uma média superior a 10 mil por mês, além de radiografias gerais, que passam de 700 por mês, e tomografias gerais, com uma média mensal superior a 500 exames.
De acordo com a coordenadora do setor do Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), Andressa Cardoso, a elevação nos números reflete a eficiência da nova estratégia da unidade.
“Desde o início da ação ‘Saúde para Todos’, conseguimos organizar melhor os fluxos, integrar as equipes e ampliar o acesso à população. Os resultados estão aparecendo: mais pessoas sendo atendidas com qualidade e agilidade”, destaca a coordenadora.
Já o diretor-geral da unidade, Salomão Favacho, reforça o impacto positivo para a comunidade. “O Hospital Regional do Tapajós é referência em saúde para o sudoeste do Pará. Com a ação ‘Saúde para Todos’, conseguimos chegar a quem mais precisa. A aceitação da população de Itaituba tem sido excelente, o que reforça nosso compromisso com um SUS forte e acessível”, afirmou.
A iniciativa tem contribuído para reduzir a fila de espera por exames e melhorar o diagnóstico precoce de doenças na região do Tapajós, uma das mais estratégicas do Pará.
Administrado pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Hospital Regional do Tapajós é uma unidade do Governo do Pará.
Com 153 leitos incluindo UTIs Adulto, Pediátrica e Neonatal , o hospital reafirma seu compromisso com a saúde pública, oferecendo serviços de alta qualidade à população da região.
Texto de Sammya Ferreira / Ascom HRT