20°C 34°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Chegada surpresa de trigêmeos movimenta Hospital Materno-Infantil de Barcarena

Assistência especializada e humanizada garantiu todo o suporte para o nascimento dos bebês por parto natural

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
09/07/2025 às 19h47
Chegada surpresa de trigêmeos movimenta Hospital Materno-Infantil de Barcarena
Foto: Divulgação

Contato pele a pele entre o bebê e seus pais é o que o Método Canguru proporciona

Roseane Dias Martins, residente de Cametá e grávida de gêmeos, deu entrada no Hospital Materno-Infantil de Barcarena (HMIB), no dia 22 de maio, sendo internada, dois dias depois, na UTI adulto, devido a trabalho de parto prematuro e síndrome hipertensiva da gravidez.

Permaneceu na UTI até o dia 5 de junho, quando entrou em trabalho de parto ativo, e foi encaminhada para a sala de pré-parto, parto e pós-parto (PPP), onde evoluiu para parto normal, e para a surpresa de todos, vieram ao mundo três bebês, e não apenas gêmeos, como os imaginavam.

Devido à prematuridade e baixo peso, os bebês - duas meninas e um menino -, foram encaminhados para a UTI neonatal, onde receberam os cuidados de uma multiprofissional de forma humanizada. Os bebês receberam os nomes de Ravi, Rafaela e Rosiane.

Continua após a publicidade
Anúncio

Entre os métodos terapêuticos utilizados no atendimento dos bebês, a diretora do HMIB, Poliana Rodrigues, citou o Método Canguru, o uso de rede (Hammock) e o banho de ofurô, que promovem conforto, bem-estar e desenvolvimento saudável dos recém-nascidos.

O Método Canguru também propicia segurança térmica e física aos bebês

Método Canguru –“O Método Canguru é uma prática baseada no contato pele a pele entre o bebê e seus pais. O recém-nascido é colocado verticalmente sobre o tórax da mãe ou do pai, em contato direto com a pele, envolto por uma manta ou tecido que proporciona segurança térmica e física”, explicou a diretora do HMIB.

Segundo Poliana Rodrigues, entre os benefícios desse método, estão a estabilização da frequência cardíaca e respiratória; melhora da oxigenação e da temperatura corporal; aumento do vínculo afetivo com os pais, além do estímulo à amamentação, redução do tempo de internação e estresse neonatal.

Hammock -Sobre essa pequena rede usada dentro da incubadora, Poliana Rodrigues explicou que é uma técnica que simula o ambiente intrauterino, proporcionando ao bebê uma posição mais flexionada, aconchegante e com menor estímulo externo. “Entre os benefícios, melhora a postura e alinhamento corporal, reduz a dor e o estresse; promove um sono mais tranquilo e profundo; e estimula o neurodesenvolvimento em prematuros”, informou.

Ofurô Neonatal -Também chamado de banho terapêutico, consiste em submergir o bebê em água morna dentro de um recipiente arredondado, simulando a sensação intrauterina. Pode ser realizado por profissionais ou em momentos de cuidado com os pais.

Conforme Poliana Rodrigues, o ofurô neonatal traz como benefícios, o relaxamento e alívio de cólicas e tensões musculares, a redução da irritabilidade, a melhora no padrão de sono; o estímulo ao vínculo afetivo durante o banho; e a autorregulação emocional e fisiológica do recém-nascido.

Acolhimento e humanização –A mãe dos trigêmeos, Roseane Dias Martins, disse que foi bem acolhida no Hospital desde a hora que chegou. “Precisei ficar na UTI e a equipe me deu toda a assistência. Passei por vários setores e em todos recebi todo o auxílio que precisava”. afirmou.

Ela contou que com o nascimento dos bebês veio um misto de sentimentos, principalmente quando descobriu que eram trigêmeos e que ela e o marido teriam mais um bebê pra cuidar. Lembrou que os bebês passaram pela UTI neonatal, depois pela UCI, mas que com o apoio e os cuidados que a equipe ofertou, eles conseguiram alcançar o objetivo. “Hoje, meus bebês estão bem, com previsão de alta, e saudáveis graças a este hospital e essa equipe que me deu todo o suporte. Me sinto muito feliz e agradecida, me município não tem um hospital com essa estrutura, e aqui eu recebi todo o suporte que precisava”, comemorou a mãe dos trigêmeos.

(Com informações da diretora do HMIB, Poliana Rodrigues)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.