Na manhã desta quarta-feira (9),o Complexo do Jurunas recebeu uma grande mobilização de saúdepromovida pela Prefeitura de Belém, por meio das Secretarias Municipais de Saúde (Sesma) e de Desenvolvimento Econômico (Sedcon). A ação é parte das atividades doJulho Amarelo, campanha nacional voltada à prevenção e conscientização sobre as hepatites virais.
Destinada especialmente aos permissionários e feirantesque atuam na feira do Jurunas, a iniciativa tambémbeneficiou moradores e consumidores, oferecendo diversos serviços gratuitos de saúde e orientação.
Ao longo da manhã foram realizados200 testes rápidospara detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), incluindo HIV, sífilis e hepatites B e C. Além disso,mais de 100 doses de vacinasforam aplicadas, com foco na atualização do cartão vacinal da população. A aferição de pressão arterial também foi um dos serviços mais procurados, somandomais de 200 atendimentos. Para reforçar a prevenção, a ação distribuiumais de mil preservativose materiais informativos.
A ação levou uma série de serviços de saúde até o Complexo do Jurunas, facilitando o acesso da população a atendimentos essenciais. Entre os serviços ofertados estavam testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C, atualização do cartão vacinal, aferição de sinais vitais, distribuição de kits de prevenção e orientações educativas.
Quem passou pelo local aproveitou a oportunidade para se cuidar. A dona de casa Débora Brito, de 38 anos, foi à feira para comprar o almoço e saiu com a saúde em dia. “Cheguei para fazer minhas compras, vi a ação e resolvi participar. Fiz o teste rápido e tomei a vacina da gripe. Achei a ação maravilhosa”, contou. Ela ainda aproveitou para verificar a caderneta de vacinação da filha. “Pedi a foto da carteirinha dela, porque eu não trouxe, para as enfermeiras avaliarem se ela já tomou todas.”
Já a feirante Lilian da Silva, de 56 anos, que há 25 anos trabalha no Complexo do Jurunas, destacou como a rotina intensa de trabalho dificulta o acesso aos serviços básicos de saúde, o que torna esse tipo de ação ainda mais importante.
“Tomei a vacina da gripe, a antitetânica, e ainda medi a pressão. Muito bom, porque da gripe eu não tomei no ano passado, simplesmente porque não tenho tempo. A gente tenta ir de manhã, não dá. Tenta ir de tarde, também não dá. Por issoé ótimo quando trazem aqui pra perto da gente. Com certeza, éuma ação maravilhosa”, disse Lilian.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, André Cunha, ressaltou a importância de aproximar os serviços da população que mantém a economia popular ativa. “Muitas vezes os permissionários da Sedcon não têm tempo de fazer um exame ou ir ao posto de saúde devido à jornada de trabalho que começa muito cedo nas feiras livres e mercados municipais. Por isso,a Prefeitura de Belém estar aqui hoje é uma forma de valorizar essa categoria tão importante para a economia do nosso município”, destacou.
A gerente da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jurunas, Margareth Ferreira, que organizou a mobilização, ressaltou que a ação foi pensada justamente para facilitar o acesso dos trabalhadores da feira aos serviços de saúde. “O feirante sempre diz que não tem tempo nem para se vacinar, nem para fazer cadastro, nem para ir ao médico. Por isso, estamos vindo até ele. Já é a segunda ação neste ano, e a adesão foi ótima”, afirmou.
Segundo ela, os serviços oferecidos vão além da vacinação. “Hoje tivemos testagem, verificação de sinais vitais, e estamos atentos ao que a população precisa. A gente está abraçando essas pessoas.Ninguém sai daqui sem atendimento ou orientação.”
A mobilização no Jurunas integra o calendário da campanha Julho Amarelo, que tem como objetivo conscientizar a população sobre as hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis. Durante todo o mês, a Sesma promove ações educativas e de prevenção em diversos pontos da cidade, sempre com foco no cuidado integral e no acesso aos serviços públicos de saúde.
Todas as ações são gratuitas e abertas ao público.