O primeiro domingo do verão de julho registrou movimentação intensa nas principais praias no Distrito de Outeiro, na Região Metropolitana de Belém. O distrito é uma das 50 localidades contempladas pelo planejamento elaborado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) juntamente com os demais órgãos do Sistema de Segurança por meio da “Operação Verão 2025”. Todas as medidas visam minimizar qualquer transtorno ou grave ocorrência para que seja um veraneio tranquilo.
As ações deflagradas no distrito buscam assegurar a proteção e o bem-estar de todos que frequentam as praias de Outeiro, pontua o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.
“Intensificamos o policiamento ostensivo, com o objetivo de prevenir e coibir qualquer atividade ilícita. Além disso, estamos realizando uma rigorosa fiscalização de linhas cortantes, garantindo um ambiente seguro para todos. Nosso objetivo primordial é minimizar qualquer incidente ou ocorrência grave, para que todos possam desfrutar de um veraneio tranquilo, seguro e memorável. Contamos com a colaboração de todos para que, juntos, possamos construir um verão de paz e alegria em Outeiro”, afirmou.
Ações- Já na entrada de Outeiro, em uma ação de barreira a Polícia Militar, Guarda Municipal de Belém e a equipe de trânsito da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel) fiscalizaram irregularidades de condutores e seus veículos como licenciamento atrasado ou situações mecânicas como pneus carecas e para-brisas trincados.
Somente neste domingo (06), cerca de 14 veículos já tinham sido removidos.
Nas praias o trabalho voltou-se para a prevenção de banhistas. Uma das ocorrências mais comuns nesta operação e que se manteve neste final de semana, é a de localização de crianças. Apesar do serviço de identificação dos pequenos com as pulseiras distribuídas nos postos do Corpo de Bombeiros, muitos pais deixam de realizar esse ato simples para garantir a segurança dos pequenos.
As praias do Amor, Barro Branco e Paraíso receberam a cobertura de 30 militares guarda-vidas. Além do apoio de uma embarcação e de duas viaturas, o centro móvel do Corpo de Bombeiros era utilizado como ponto de apoio.
Segundo o órgão, a estimativa que neste final de semana era de um público de 15 mil banhistas, que no geral, são moradores de Icoaraci, Outeiro, Tapanã, Tenoné, além de redondezas.
O policiamento ostensivo a pé e motorizado ficou a cargo da Polícia Militar que realiza rondas e o policiamento na área, além de atuar nas ações integradas. Um dos pontos observados pelas equipes foram as linhas cortantes com cerol, conhecidas como linhas chilenas. A Lei Estadual nº 9.597, de 2022, proíbe o uso, a posse, a fabricação e a comercialização dessas linhas cortantes, tanto em pipas quanto em outros contextos. A fiscalização realizada visa proteger a segurança de pessoas e animais, já que essas linhas podem causar acidentes graves.