O município de Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará, recebeu nesta sexta-feira (4) mais uma edição do programa estadual “Por Todas Elas”, que ofertou serviços gratuitos de saúde, cidadania e bem-estar com foco na valorização e no cuidado com as mulheres paraenses.
A ação contou com mais de 30 tipos de atendimentos, incluindo emissão de documentos, consultas médicas e odontológicas, exames oftalmológicos com escolha de armação para óculos de grau, testes rápidos, vacinação, exames de mamografia e ultrassonografia, além de encaminhamentos especializados.
Presente no evento, a vice-governadora do Pará e idealizadora do projeto, Hana Ghassan, destacou a importância da iniciativa.
“Esse é um programa que traz atendimento de saúde, cidadania, serviços, e consultas médicas. É mais uma importante ação do Governo do Estado para que a gente possa fortalecer cada vez mais o atendimento às nossas mulheres. A gente sabe que a mulher cuida de todos. E é preciso a gente cuidar das mulheres. Então a gente traz o Governo do Estado para próximo delas. Por aqui vão passar mais de cinco mil mulheres”, destacou Hana.
O público também teve acesso a serviços de estética, orientações em saúde e apoio jurídico gratuito oferecido pela Defensoria Pública do Estado.
A atendente Luciana Freitas, de 38 anos, foi uma das primeiras a chegar e aproveitou para se consultar com o clínico geral. “Fiquei sabendo do projeto e aproveitei para fazer exames e consultas. Passei pelo clínico geral para pegar um encaminhamento para o exame de tireoide e achei tudo muito rápido. A gente às vezes não tem como ir em um posto de saúde, pela demora, e aqui foi tudo rápido e de graça. Muito bom mesmo”, contou.
Já a assistente administrativa Audrea Oliveira, de 47 anos, saiu satisfeita após passar pelo atendimento oftalmológico. “Fiz o exame de vista e escolhi minha armação. Tava há muito tempo precisando trocar de óculos, pois o meu já estava dando dor de cabeça e estava enxergando tudo embaçado. Agora vou poder trabalhar melhor, fiquei muito feliz com esse cuidado. Esta ação ajuda principalmente as pessoas mais carentes, que realmente precisam desses serviços”, disse.
Estrutura -A estrutura montada para a ação contou com cinco carretas itinerantes do programa TerPaz, totalmente equipadas para a oferta de atendimentos médicos, exames e serviços de cidadania.
Um dos destaques foi a Carreta da Mulher, que concentrou os atendimentos voltados à saúde feminina, como exames de mamografia, preventivo e ultrassonografia. A unidade foi fundamental para garantir o cuidado integral das mulheres, com conforto, privacidade e agilidade no serviço.
A dona de casa Marinalva Pereira, de 54 anos, foi uma das mulheres atendidas. Ela aproveitou a ação para realizar o exame de mamografia, com resultado do exame obtido em poucos minutos. “Faz tempo que eu precisava fazer esse exame, mas nunca dava certo, ou era longe, ou não tinha vaga. Hoje consegui fazer rapidinho aqui na carreta, fui muito bem atendida. É um alívio poder cuidar da saúde assim, perto de casa e com tudo de graça. Me sinto muito grata”, afirmou.
Números -Criado em 2024, o “Por Todas Elas” já percorreu diversas regiões do Estado e soma mais de 120 mil atendimentos, promovendo acesso a direitos básicos e incentivando o protagonismo feminino nas comunidades paraenses.