A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) realizou, na manhã desta sexta-feira, 16, a entrega de seis coletes balísticos para o órgão de trânsito municipal de Jacareacanga, cidade do extremo sudoete do Pará. Com essa entrega o Estado soma mais de 3.310coletes balísticos entregues com objetivo de fortalecer e equipar os órgãos de segurança municipal que integram esforços nas ações de segurança pública desenvolvidas no estado. Na última terça-feira,13, a Segup também entregou 7 coletes para o órgão municipal de trânsito de Mojuí dos Campos.
“Hoje realizamos a última entrega de coletes destinados aos órgãos municipais do estado, que contemplaram as cidades que constam com a municipalização do trânsito. São coletes balísticos que somam a tudo aquilo que já foi entregue no decorrer da gestão, e fortalecido através da Política Estadual de Apoio aos Órgãos Municipais de Segurança Pública, que é a Peosp. Além de coletes balísticos para as guardas municipais e órgãos de trânsito, já contemplamos a Guarda Municipal de Belém com viaturas, motocicletas, drones, rádios comunicadores, entre outros investimentos do governo do Estado. E agora nós continuamos essa parceria, demonstrando e reforçando nossa estratégia de integração, que é de suma importância para a segurança pública, garantindo assim com que os agentes municipais de segurança possam exercer a sua profissão com dignidade e mais segurança”, destacou o secretário de Estado de Segurança Pública do Pará, Ualame Machado.
Para equipar os órgãos de trânsito e as Guardas municipais foram investidos o total de R$ 4.531.816,75 provenientes do tesouro estadual.
Integração e Políticas Públicas
A Peosp tem como intuito, garantir o fortalecimento, incentivo e a valorização dos órgãos municipais de segurança pública, como Guardas Municipais e órgãos de trânsito. Dentro das ações integradas do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds) estão os repasses de equipamentos e materiais, incluindo coletes balísticos para uso das forças, a fim de preservar a integridade dos agentes.
Municípios como Portel, Breves, Oriximiná, Moju e Pacajá são alguns dos contemplados com o equipamento de segurança e que tem a gestão do trânsito municipalizada no Pará.
Para o coordenador da Coordenadoria Municipal de Trânsito de Jacareacanga, Andreison Teles Campos, a parceria entre governo do estado e município soma nas ações de segurança desenvolvidas pelo município, especialmente a municipalização do trânsito da cidade.
“Com a municipalização do trânsito de Jacareacanga, conseguimos equipar nossos agentes para que possamos realizar nosso trabalho nas vias e ruas de forma mais segura. Essa iniciativa de integração entre os órgãos do estado e município é de muita importância, fortalecendo as nossas atividades para que a gente possa atuar de maneira mais segura”, disse.
O Peosp integra as ações propostas e desenvolvidas e um dos eixos do Plano Estadual de Segurança Pública, lançado em 2022, que estabelece a integração do Estado e dos municípios, com objetivo de aproximar e fortalecer, cada vez mais, as instituições municipais com investimentos, como a doação de coletes balísticos, além do investimento em capacitações, para que possam atuar de forma assertiva e qualificada em todo o território paraense.