21°C 33°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Comunidade escolar de Barcarena celebra a entrega da Escola Estadual Acy de Jesus Barros Pereira

Novo espaço moderno e acolhedor atenderá 700 estudantes e representa a 166ª escola entregue pelo Governo do Estado

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
16/04/2025 às 20h28
Comunidade escolar de Barcarena celebra a entrega da Escola Estadual Acy de Jesus Barros Pereira
Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

Na noite desta quarta-feira (16), a comunidade escolar do município de Barcarena, na Região de Integração Tocantins, viveu um daqueles momentos que ficam na memória: a entrega da Escola Estadual Acy de Jesus Barros Pereira. Agora, cerca de 700 estudantes passam a contar com um espaço moderno, acolhedor e pensado para o bem-estar de todos. Com a entrega, o Governo do Estado chega a marca de 166ª unidades reconstruídas desde o início da gestão.

“Estou muito feliz de estar aqui em São Francisco, de ver a placa de inauguração com o nome do meu pai. Feliz em, depois de 40 anos, poder estar aqui entregando essa escola novinha, toda climatizada, com ginásio coberto, com os laboratórios de informática, com toda a estrutura de uma escola que promove uma educação de qualidade. Inicio aqui dando os meus parabéns a toda a comunidade escolar da Escola Acy de Jesus Barros Pereira, aos professores, aos alunos, aos pais, a todos os colaboradores que trabalham aqui. Essa comunidade escolar foi resiliente para poder atravessar o momento em que aguardava que essa escola pudesse ser entregue", disse Helder Barbalho, governador do Pará.

Com um aporte de R$ 4.225.411,37, a obra foi cuidadosamente planejada para oferecer um espaço mais moderno e adequado às necessidades educacionais dos estudantes e corpo docente, que atualmente atende 697 estudantes nos níveis de Ensino Médio Regular, Educação Especial e EJA Médio, nos turnos manhã, tarde e noite.

Continua após a publicidade
Anúncio

"Hoje é um dia muito especial para toda a comunidade da Escola Estadual Acy de Jesus Barros Pereira. A entrega de uma unidade, totalmente reconstruída e equipada, amplia especialmente as possibilidades pedagógicas, além de trazer mais conforto para estudantes e professores. Estamos investindo fortemente na estrutura de nossas escolas e em outras tantas ações fundamentais. Seguimos avançando juntos por uma educação de qualidade e acessível para todos", disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará.

O espaço contará com 6 salas de aula, diretoria, banheiros, cozinha, sala dos professores, 2 depósitos, coordenação pedagógica, banheiro PCD, sala de AEE, secretaria, DML, biblioteca, arquivo, refeitório, sala de informática, banheiro de funcionários e quadra poliesportiva.

A cerimônia de entrega representou o esforço conjunto de uma gestão comprometida com o futuro, bem como um sentimento de cada estudante que entra pela porta com sonhos nos olhos e a mochila carregada de expectativas.

“Vi algumas fotos daqui e a escola estava precisando muito de uma reforma. Aí com essa melhoria eu achei muito bom. Estou muito ansiosa para estudar aqui e aproveitar cada canto, principalmente porque quero seguir a carreira policial e aqui terei esse aprendizado para eu conquistar esse sonho”, conta Luíza Carvalho, estudante da 1ª série do Ensino Médio.

A quadra de esporte, muito aguardada pelos estudantes, foi festejada pelo aluno Marcos Eduardo, da 2ª série do Ensino Médio. “Uma escola desse porte é uma coisa muito boa, porque no prédio havia muitos problemas, como rachaduras, sem contar no calor. Quando vi que tínhamos uma quadra fiquei muito feliz, já que a gente utilizava a quadra da comunidade", disse o estudante.

“A realidade antes pode ser expressa no termo calamitosa. E aí a reforma veio, né, e mudou muita coisa. Conversando com uns colegas que estão até mais tempo do que eu, eles falavam que parece que estão em outro mundo, literalmente. O sistema de iluminação, a claridade que a escola adquiriu a nossa quadra... Enfim, ultrapassou as nossas expectativas. Você sair de uma circunstância onde o ventilador não funciona para uma sala climatizada é um ângulo gigantesco. Boa parte dos estudantes já foram meus alunos desde o sexto ano, na rede municipal. Então eu falo para eles que estrutura de qualidade e professores de qualidade vocês têm. Agora é com eles também”, destaca o professor.

Michele Monteiro, diretora da unidade, comentou sobre a importância da reconstrução da escola, que foi fundada em 1985. Ela destacou o impacto positivo para a comunidade de Vila São Francisco, pois a escola é central para a economia local. “Antes da reconstrução, a infraestrutura era precária, com salas de aula em madeira e falta de espaços como quadra poliesportiva e laboratório de informática. A nova estrutura oferece mais conforto para alunos e professores e proporciona melhores oportunidades de aprendizado. A reforma foi fruto de uma luta comunitária, envolvendo alunos, professores e a sociedade, então só gratidão por alcançar esse importante objetivo”, declara a diretora.

Prodep- A unidade escolar, também, foi contemplada com o recurso do Dinheiro na Escola Paraense (Prodep), no valor total de R$ 184.344,68, referente ao ano de 2024.

O programa Dinheiro na Escola Paraense busca oferecer mais autonomia para a gestão escolar na realização de investimentos conforme as necessidades específicas de cada unidade. A iniciativa contempla pequenas obras e reformas, melhoria da infraestrutura física e pedagógica, manutenção contínua, sustentabilidade ambiental, climatização das salas de aula, além da aquisição de equipamentos tecnológicos e de alimentação escolar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.