21°C 33°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Sezel adota aplicativo para fiscalizar e organizar ações tapa-buraco

Para garantir mais eficiência na conferência, fiscalização e organização da operação Tapa-Buraco, a Prefeitura de Belém, por meio daSecretaria Muni...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Belém
16/04/2025 às 20h28
Sezel adota aplicativo para fiscalizar e organizar ações tapa-buraco
Foto: Pedro Valdez/Secom Belém

Para garantir mais eficiência na conferência, fiscalização e organização da operação Tapa-Buraco, a Prefeitura de Belém, por meio daSecretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana(Sezel), adotou uso de aplicativo edistribuiu 20 aparelhos celulares para os fiscaisque atuam em parceria com a empresa prestadora dos serviços de pavimentação.

Thayta Martins, secretária titular da Sezel, e Marcílio Campos, diretor da Operação Tapa-Buracos deram orientações aos servidores responsáveis pela fiscalização - Crédito: Pedro Valdez/Secom Belém
Thayta Martins, secretária titular da Sezel, e Marcílio Campos, diretor da Operação Tapa-Buracos deram orientações aos servidores responsáveis pela fiscalização - Crédito: Pedro Valdez/Secom Belém

Ajustamos a forma de fiscalizar o tapa-buraco. Hoje, estamos distribuindo 20 aparelhos de telefone aos nossos fiscais, para que registrem imagens. Também incluímosaplicativos que possibilitam o uso em campo, com registros de horário, além do antes e depois de cada serviço. Isso contribui para nossos relatórios e levantamentos sobre o trabalho executado”, explicaThayta Martins, secretária municipal de Zeladoria e Conservação.

Transparência e controle de qualidade

O serviço de fiscalização das operações da Sezel é realizado, via de regra, porservidores efetivosda administração pública. Eles são distribuídos paraacompanhar as equipes em campo e também monitoram o carregamento dos caminhões de asfalto na sede da empresa prestadora. Entre as atribuições, está averificação da qualidade do material e o cumprimento da quantidade contratada. Os novos celulares incluem umaplicativode uso interno que permite relatar, diariamente, opasso a passo da operação e registrar pontos que necessitam de recuperação.

Continua após a publicidade
Anúncio
Entrega de celulares corporativos aos fiscais da Operação Tapa-Buracos da Prefeitura de Belém - Crédito: Pedro Valdez/Secom Belém
Entrega de celulares corporativos aos fiscais da Operação Tapa-Buracos da Prefeitura de Belém - Crédito: Pedro Valdez/Secom Belém

“É um grande desafio. Imagine ter umconhecimento macro da situação da malha viária de toda Belém. Nossos fiscais não atuam apenas tapando buracos, mas tambémidentificando novas demandas. Isso é fundamental, porque a principal necessidade, muitas vezes, não é o conserto em si, mas a informação de onde o problema está”, explica Marcílio Campos, diretor da Operação Tapa-Buracos da Prefeitura.

"Todos osfiscais assinaram termos de cautela e receberam as instruções de uso do aplicativopara iniciarmos as atividades com os novos equipamentos”, ressaltou Thayta Martins sobre os equipamentos que passaram por adaptações para a realização dos trabalhos de campo.

“Para quem trabalha em campo, é ótimo”, elogiou Luís Palheta, que trabalha há 24 anos na prefeitura e afirmou nunca ter visto umainovação desse porte no setor de manutenção urbana da capital.

Responsabilidade com o recurso público

A distribuição dos 20 celulares foi possível graças àracionalização do uso dos recursos materiais. “Já havia um investimento de R$ 11,3 mil no contrato de celulares com a operadora eredirecionamos o uso deles de órgãos onde não eram mais necessários”, explicou o secretário municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão, Humberto Bozi.

No último dia 15 de abril, aPrefeitura de Belém e o Governo do Pará lançaram uma ação conjunta de zeladoria para ampliar as frentes da Operação Tapa-Buracos. “Saltamos de uma estimativade 5 mil toneladas de massa asfáltica para 45 mil toneladas. Teremos uma boa cobertura. Antes atendíamos apenas as vias principais; agora, com essa parceria, poderemosalcançar também passagens, alamedas e avenidas”, finalizou Thayta Martins.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.