A Secretaria de Estado de Justiça (Seju) realizou, nesta sexta (4), programação de cidadania e prevenção às drogas em evento organizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Diretoria Regional de Ensino 7 (DRE 7), em Belém. O encontro reuniu mais de 300 pais e estudantes da rede estadual de educação para falar do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e de outros temas.
A diretora de Justiça da Seju, Renata Hage, ao falar para pais e alunos do fundamental I, destacou o trabalho desenvolvido na área de prevenção às drogas, com foco especial nas ações educativas e na valorização da escuta ativa restaurativa nas escolas, incluindo atividades lúdicas para reflexão e acolhimento.
“Em uma de nossas atividades, convidamos as crianças a expressarem por meio de desenhos o que entendem por ‘drogas’. Foi surpreendente perceber que muitas delas já identificam o uso excessivo do celular como um tipo de vício, o que nos faz refletir sobre os novos desafios contemporâneos que afetam o desenvolvimento infantil”, afirmou Renata.
Apoio e parceria -Entre os serviços oferecidos pela Secretaria de Justiça estavam encaminhamento para emissão de carteira de identidade e certidão de nascimento, acesso e regularização de cadastro na plataforma gov.br, que possibilita acesso a documentos como carteira de trabalho digital e seguro social, orientação sobre benefícios sociais e distribuição de material sobre prevenção ao uso de drogas.
Polliana Mayara, aluna da escola Albanízia de Oliveira Lima, e a mãe, Dinnara Amaral, aproveitaram o evento para regularizar o acesso à plataforma gov.br. “Viemos saber mais sobre o Saeb e já pensamos também nesse serviço. É uma ação que facilita principalmente quem tem uma rotina muito ocupada”, afirma Dinnara, que também acompanhou a emissão do título eleitoral da filha.
A professora Geovania Paiva, dirigente da DRE 7, explica que, após monitoramento e diagnóstico dos estudantes do ensino médio, foi possível constatar neles uma vulnerabilidade maior em cenários com uso de drogas. “Então essa parceria com a Secretaria de Justiça vem nesse caminho de informar esses jovens e também suas famílias, reforçando a prevenção”.
Além disso, a colaboração com a Seju também tem o objetivo de verificar se os estudantes estão com a documentação atualizada para realizarem provas como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outras avaliações. “Por isso esse trabalho conjunto para disponibilizar a estrutura do Estado aos nossos alunos para que tenham sucesso em sua caminhada”, afirma Geovania.