A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) promoveu uma audiência pública na última quinta-feira (31), em Canaã dos Carajás, como etapa do processo de licenciamento ambiental do Projeto Bacaba, da mineradora Vale. A audiência do projeto de extração de cobre para beneficiamento mineral no complexo industrial do Sossego contou com a participação de aproximadamente 800 pessoas.
O evento foi realizado em atendimento às diretrizes da Política Estadual do Meio Ambiente, garantindo a participação popular no processo. No encontro, representantes da Vale Metais Básicos fizeram uma breve apresentação sobre a concepção do projeto, seguida da apresentação dos resultados dos estudos de viabilidade ambiental e locacional (EIA/Rima), de responsabilidade da consultoria Clan. Após esse momento inicial, foram abertas as discussões com mediação da Semas.
Para Rodrigo Garrocho, gerente-geral de Projetos de Metais Básicos da Vale, o evento representou um momento fundamental para ouvir as preocupações da comunidade. “Esse diálogo é uma parte importante do rito de licenciamento, mas também uma oportunidade de escuta ativa. Saímos com o sentimento de termos passado por um processo significativo de diálogo com a população de Canaã dos Carajás”, comentou Garrocho, reforçando o compromisso da empresa com a transparência e o envolvimento comunitário.
A prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, parabenizou a condução do evento e enfatizou a relevância do projeto para a economia local. "Esse evento é um momento democrático, onde a população apresenta suas preocupações. Solicitamos à Semas que analise algumas condicionantes para que o projeto avance de forma sustentável. O Bacaba é importante para fortalecer a economia, gerar empregos e impactar positivamente a educação e saúde no município”, afirmou, elogiando o formato transparente da audiência.