Ao investir na melhoria constante do atendimento aos seus usuários, a gestão do Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, vai oferecer curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), em parceria com a faculdade Unifamaz, com o intuito de proporcionar um atendimento mais completo, inclusivo, de qualidade e humanizado para pessoas com deficiência auditiva.
O curso será presencial e gratuito, iniciando no próximo sábado (28), no auditório da unidade hospitalar, que contará com a participação de 30 colaboradores, das áreas Administrativa e Assistencial, com aula de 8h às 12h.
O primeiro módulo consistirá em 12 encontros, onde serão abordados os seguintes temas: Aprender o Alfabeto; Gramática e Vocabulário de Libras; Conversar em Libras e Compreender a Cultura Surda; Interagir com a Comunidade Surda e Colocar seus conhecimentos em prática.
Atualmente, o HJB conta com 363 colaboradores constantemente capacitados para manter a qualidade, segurança e humanização da assistência de média e alta complexidade. A meta inicial para esta capacitação é atingir aproximadamente 10% da equipe multiprofissional.
O diretor Executivo do HJB, Giovani Merenda, ressaltou que a gestão está muito feliz com mais esse novo avanço, na semana que é comemorado o Dia Nacional da Pessoa Surda, hoje, 26. “A língua de sinais permitirá mais comodidade aos nossos usuários e colaboradores onde se sentirão mais à vontade nos atendimentos. A nossa intenção é transformar o ambiente hospitalar em um espaço muito mais inclusivo e com segurança aos nossos paciente”.
O usuário Evandro Santos, 62 anos, da cidade de Cachoeira do Arari, que fica a 127 km de Evandro Santos, 62 anos, de Cachoeira do ArariBelém, estava aguardando o exame de colonoscopia quando soube da iniciativa da unidade. Ele achou ótima a novidade. “O atendimento aqui já é muito bom, já realizei vários exames no Jean Bitar. E sobre qualificação dos colaboradores em língua de sinais, eu achei muito boa a novidade, pois geralmente vamos em outros lugares e não vemos pessoas qualificadas para esse tipo de atendimento, onde as pessoas surdas dependem sempre de um acompanhante. Todo lugar deveria ter. Parabéns”, observou o usuário.
De janeiro a agosto deste ano, a unidade hospitalar registrou 51.637 atendimentos ambulatoriais, médicos e não médicos; 2.299 internações; 1.193 cirurgias gerais; 260.406 exames gerais e 8.889 sessões multiprofissionais.
O Hospital Jean Bitar pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará. A unidade é administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Serviço:O HJB presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar para usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica para pacientes com doenças metabólicas e gastrointestinais. A unidade fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém. Mais informações: (91) 3239.3800.
Texto: Marcelo Zeno/ Ascom HJB
Mín. 25° Máx. 40°