32°

Parcialmente nublado

Parauapebas, PA

POLÍCIA JUSTIÇA

Justiça decreta prisão de seis indígenas por morte de caçadores em Novo Repartimento

Os indígenas da aldeia Parakanã foram indiciados pelos crimes de homicídio qualificado e ocultação de cadáver.

22/05/2024 às 13h02
Por: Redação Fonte: com informações do MP
Compartilhe:
Justiça decreta prisão de seis indígenas por morte de caçadores em Novo Repartimento

A Justiça do estado do Pará decretou a prisão de seis indígenas suspeitos de terem matado três caçadores em Novo Repartimento, no sudeste paraense. Os corpos dos caçadores foram encontrados no dia 30 de abril de 2022, dentro da reserva indígena Parakanã, após estarem desaparecidos por uma semana. O caso ganhou grande repercussão na ocasião.

A ordem de prisão foi acatada pela Justiça, que atendeu ao pedido do Ministério Público do Estado, realizado pelos promotores de Justiça Aline Cunha, Juliana Freitas e Erick Fernandes, e determinou a prisão preventiva de seis indígenas pertencentes ao Território Parakanã acusados pelo crime de homicídio qualificado.

Cosmo Ribeiro de Sousa (Manel), José Luís da Silva Teixeira e Wilian Santos Câmara saíram para caçar dentro da área da terra indígena no dia 22 de abril de 2022 e desde então não foram mais vistos. Os corpos dos três rapazes foram encontrados no dia 30 de abril, enterrados em cova rasa, dentro da reserva.

Continua após a publicidade
Anúncio

Segundo o Ministério Público, “conforme relato de familiares, as vítimas tinham o hábito de realizar a prática junto com os indígenas, havendo uma relação pacífica e amigável”.

Dado que os três homens não retornaram, os familiares se dirigiram à aldeia para perguntar sobre o paradeiro deles. No local, os indígenas se mostraram dispostos a permitir que fossem feitas buscas na região.

Diante disso, os familiares realizaram protestos próximos a uma das entradas da localidade, com intuito de pressionar os indígenas a revelarem o paradeiro das vítimas, tendo sido feita posteriormente busca e apreensão pela Polícia Federal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 16h05 - Fonte: ClimaTempo
32°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 32°

Sáb 32°C 22°C
Dom 32°C 22°C
Seg 32°C 22°C
Ter 32°C 22°C
Qua 33°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio