O Governo do Pará entregou nesta sexta-feira, 17, um total de 726 títulos de terra às famílias de agricultores no município de Viseu, na região nordeste do Pará. A cerimônia contou com a presença da vice-governadora, Hana Ghassan. Só em 2024 o Estado já concedeu mais de mil titularidades fundiárias aos moradores do município.
"A gente agradece a confiança de cada um de vocês, porque é essa confiança que nos move. Nós ficamos muito felizes de ver a entrega de títulos, de entregarmos para um agricultor de 92 anos, um documento tão importante, como ocorreu hoje. Poder proporcionar isso é muito importante, as pessoas não se dão conta do significado de ter um título regularizado. Faz valer muito mais cada pedaço do terreno de cada um. Agora vocês têm documento, é de vocês. Podem passar para filhos, netos, ninguém tira vocês dessa terra. E o negócio da agricultura familiar, que é das fontes de renda mais importantes desse Estado, pode crescer, porque vocês têm acesso a crédito para ampliar a produção", discursou Hana Ghassan.
Conceder titularidades definitivas de terras faz parte da missão do Instituto de Terras do Pará (Iterpa) de promover a política de regularização fundiária para assegurar o direito de propriedade rural e urbana, e assim, promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das pessoas por meio de um novo modelo de gestão fundiária e territorial no Pará.
"A gente fala em 726 títulos de terras entregues apenas hoje, mas estamos falando, na verdade, de 726 famílias beneficiadas com a regularização fundiária das suas áreas, das suas casas, das suas propriedades. E mais do que isso, quando a gente fala em 726 famílias, na verdade, estamos falando de mais de 3,5 mil pessoas recebendo este benefício do Governo do Estado, com todo o investimento, com toda a reestruturação do órgão", explicou o presidente do Iterpa, Bruno Kono.
Entre janeiro e maio deste ano, o Iterpa entregou mais de cinco mil títulos de terra nas várias regiões de Integração do Estado, o que representa uma marca de mais de 23 mil títulos desde o início da gestão, em 2019, aumentando cerca de 670% a prestação com qualidade e eficiência do serviço público de regularização fundiária do Instituto.
Raimundo Santana da Silva, de 86 anos, mora a vida toda no terreno onde planta mandioca, banana, cana, milho e outras culturas. Emocionado, ele contou que criou os filhos com o trabalho na roça e que agora a sensação é de uma tranquilidade e segurança que nunca existiu antes. "Foi com muita luta que criei meus filhos lá na minha terra. Daqui para frente eu vou poder descansar mais sossegado, sempre pedi a Deus que eu alcançasse essa felicidade de receber o título", declarou.
O prefeito de Viseu, Cristiano Vale, destacou a parceria com o Governo do Estado que segue viabilizando a regularização fundiária na cidade. "Essa união tem sido fundamental para Viseu. É o momento de agradecer a todos que contribuem para o fortalecimento desse trabalho em conjunto", finalizou.
Mín. 21° Máx. 31°