27°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

Geral EDUCAÇÃO E MEI...

Campanha da Seduc promove 'Dia D de Conscientização sobre Mudanças Climáticas' de apoio ao RS

Mais de 500 mil estudantes da rede estadual de ensino foram envolvidos na programação

15/05/2024 às 20h39
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: Ascom/Seduc
Crédito: Ascom/Seduc

Todas as 898 escolas da rede pública estadual do Pará participaram do “Dia D de Conscientização sobre Mudanças Climáticas”, realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), nesta quarta-feira (15). A ação faz parte da campanha “A Educação do Pará Abraça o Rio Grande do Sul", que objetiva apoiar a população gaúcha.

Desde a última sexta-feira (10), as escolas da rede estão mobilizadas para receber e arrecadar doações de itens fundamentais, como água, absorvente, fralda, mamadeira, toalha, cesta básica, sabonete, creme dental e cobertor, que serão enviados ao Rio Grande do Sul.

Pioneira na implementação de um componente curricular de Educação Ambiental, Sustentabilidade e Clima, a Seduc desempenha papel fundamental na conscientização e sensibilização da comunidade escolar acerca dos impactos climáticos, cada vez mais frequentes. Hoje, no "Dia D" os mais de 500 mil estudantes da rede pública do Estado assistiram a uma palestra remota do professor e pesquisador, Felipe Nóbrega, do Rio Grande do Sul, e também participaram, em suas escolas, de atividades, rodas de conversa, oficinas e debates acerca da temática, reforçando o papel e a importância da Amazônia na Educação Ambiental.

Continua após a publicidade
Anúncio

Segundo o coordenador da Educação Ambiental da Seduc, Mauro Tavares, o “Dia D” tem dois grandes objetivos. “O primeiro é, logicamente, abraçar o Rio Grande do Sul, num gesto de solidariedade por tudo que o estado vem passando e, o Governo do Pará, através da Seduc, vem recebendo doações que serão encaminhadas ao Rio Grande do Sul. Os pontos de coleta são as escolas estaduais e todos podem doar. O outro objetivo é provocar uma discussão dentro da escola, trazer a escola para o debate sobre educação ambiental e, justamente com os professores, alunos, com o apoio da direção escolar, a gente levanta essa questão: O que está acontecendo com o planeta? O que está acontecendo com nossos territórios? No que a educação ambiental pode contribuir para, de repente, a gente entender o problema e saber de que maneira podemos contribuir”, explicou.

Para o estudante do 8º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Azevedo, no bairro da Condor, em Belém, a campanha da Seduc é uma iniciativa importante para levantar debates que vão além da sala de aula. “É bem importante, em vários sentidos, a nossa escola sempre nos mantém informados sobre as situações climáticas, sobre o meio ambiente e eu acho isso muito necessário. Além dos diálogos e conhecimento, a gente está recebendo produtos de higiene, alimentos, cobertas, que vão ajudar quem precisa. Tudo que vem do coração é bem-vindo, toda ajuda é necessária”, disse Isaías Asafe.

Para a professora Maria Helena, do Núcleo de Formação da Diretoria Regional de Ensino (DRE) Belém 3, da Seduc, o Dia D de Conscientização sobre Mudanças Climáticas faz com que as escolas se mobilizem, pensem e levantem debates importantes sobre educação ambiental e clima.

“A iniciativa da Secretaria de Educação nos leva a trabalhar em termos transversais, nos leva a mobilizar as habilidades, as competências e os valores que tem da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ou seja, torna vivo o debate do momento, que é isso que nós estamos vivenciando aqui agora no Pará, um processo de formação para que possamos trabalhar uma escola viva, em movimento, uma escola que possa mostrar para que serve tudo que esse aluno está estudando e, ao mesmo tempo, trabalharmos valores como a solidariedade, a caridade e o amor”, frisou a educadora.

Mobilização -Em todas as escolas da rede estadual de ensino, o Dia D de Conscientização sobre Mudanças Climáticas levou os estudantes a refletir e dialogar sobre o tema com rodas de conversa, oficinas, criação de redações, desenhos e outras atividades. Como na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Palmira Gabriel, em Belém, que reuniu os estudantes nos turnos da manhã e tarde para as atividades. Na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Vitaliano Maria Vari, no município de Capitão Poço, o diálogo sobre o tema despertou interesse dos estudantes, que participaram das palestras com muita atenção.

Na Escola Estadual de Tempo Integral, Thiago Gonçalves de Souza, no município de Tucumã, na Região de Integração do Araguaia, além de participar de palestras sobre o tema, os estudantes produziram vídeos de conscientização sobre as mudanças climáticas, com orientação do professor de Meio Ambiente e Sustentabilidade e Clima, Evanio França, em parceria com as professoras Elizângela Lima, responsável pelo clube de mídia, e Malena Moreira.

Já os estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Pacífico Leão da Costa, no município de Garrafão do Norte, na Região de Integração do Rio Capim, criaram um cartaz e continuam mobilizando a comunidade para participar da campanha de arrecadação de itens para doação, como explica Graça Borges, diretora da escola. “A campanha de arrecadação criará laços com a comunidade escolar, promovendo a solidariedade para com os nossos irmãos do Rio Grande do Sul, ajudando a amenizar esse momento tão difícil que estão passando com as mudanças climáticas. Na programação do Dia D, enfatizamos a importância da conscientização de cada indivíduo para com o meio ambiente e possíveis consequências”, afirmou.

A Educação do Pará Abraça o Rio Grande do Sul -As escolas estaduais do Pará contam com uma força-tarefa da logística da Seduc e com o apoio ativo das Diretorias Regionais de Ensino (DREs), especialmente no interior, que estão aptas a arrecadar doações. Os itens arrecadados serão direcionados pela logística da Seduc às Usinas da Paz da Cabanagem, Bengui, Jurunas/Condor, Terra Firme, Guamá, Marituba e Ananindeua, administradas pela Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac).

Texto: Fernanda Cavalcante, com colaboração de Igor Oliveira - Ascom/Seduc

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 17h04 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 28°

Qua 31°C 21°C
Qui 32°C 22°C
Sex 33°C 23°C
Sáb 32°C 23°C
Dom 27°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio