27°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

Geral Parauapebas - PA

Prefeitura de Parauapebas lança campanha Maio Amarelo com foco na conscientização para redução de acidentes no trânsito

A Prefeitura de Parauapebas deu início oficialmente à campanha Maio Amarelo, no último dia 03, com o tema “Paz no trânsito começa em você”. A cerim...

13/05/2024 às 20h10
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Parauapebas - PA
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Parauapebas - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Parauapebas - PA

A Prefeitura de Parauapebas deu início oficialmente à campanha Maio Amarelo, no último dia 03, com o tema “Paz no trânsito começa em você”. A cerimônia de abertura ocorreu na Praça de Eventos, no bairro Cidade Nova, e reuniu representantes importantes da comunidade, incluindo Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, SAMU (Serviço Móvel de Urgência), DMTT (Departamento Municipal de Trânsito e Transporte) e diversas empresas locais.

O evento teve como foco a conscientização das crianças em idade escolar, que participaram de encenações e jogos educativos para aprender sobre o comportamento seguro no trânsito. Destaque para a participação especial das crianças do projeto Samuzinho, que compartilharam orientações essenciais sobre medidas de segurança e paz no trânsito.

A necessidade de conscientização é evidenciada pelos alarmantes números de acidentes no trânsito na região. Em 2023, o SAMU registrou um total de 3.777 atendimentos, dos quais 1.498 foram destinados exclusivamente a vítimas de acidentes de trânsito. Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), foram atendidos 1.435 acidentados, sendo 1.376 vítimas de acidentes envolvendo motocicletas. Os dados revelam que os homens representam mais de 80% dos óbitos no trânsito, com a faixa etária entre 20 e 40 anos sendo a mais afetada.

Continua após a publicidade
Anúncio

Diante desses números preocupantes, a campanha Maio Amarelo assume um papel crucial na conscientização da população sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito. A colaboração de todos é essencial para a construção de um ambiente viário mais seguro e pacífico para todos os cidadãos.

Para a supervisora da rede de Urgência da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Flávia Loiola, a imprudência e a violência no trânsito têm sido fatores que mais contribuem para a superlotação e sobrecarga dos profissionais nas unidades hospitalares de Parauapebas. “As vítimas de sinistros de trânsito geralmente passam mais tempo internadas, em razão de cirurgias e tratamento prolongado o que prejudica a rotatividade dos leitos. O mês de maio foi escolhido para aumentar ações de conscientização da população sobre responsabilidades, comportamento no trânsito que colocam em risco a vida”.

A SEMSA em parceria com a SEMSI realizará ações de educação no trânsito durante todo o mês em várias empresas da cidade, como forma de chamar atenção para esse grave problema de saúde público.

Texto: Luciana Queiroz

Foto: Luciana Queiroz

Parauapebas 36 anos – Mudando a Vida das Pessoas

Assessoria de Comunicação Prefeitura de Parauapebas

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 17h04 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 28°

Qua 31°C 21°C
Qui 32°C 22°C
Sex 33°C 23°C
Sáb 32°C 23°C
Dom 27°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio