32°

Parcialmente nublado

Parauapebas, PA

Geral TRÂNSITO E URB...

Agentes de fiscalização do Detran conscientizam usuários sobre autismo

Iniciativa do Departamento de Trânsito do Pará (Detran) chamou a atenção para a importância da inclusão na sociedade das pessoas com o transtorno

02/04/2024 às 13h27
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: João Pedro/Asdecom Detran
Crédito: João Pedro/Asdecom Detran

No Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, comemorado nesta terça-feira, 2, um grupo de agentes de fiscalização do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) realizou uma ação de orientação aos usuários sobre a importância de compreender, respeitar e incluir na sociedade as pessoas com Transtorno do Espectro Autismo (TEA).

Os usuários e servidores receberam balões coloridos e um cartão com uma mensagem de conscientização sobre o TEA. A gerente de fiscalização, Jonhilda Cardoso, explica que a ação foi a primeira de uma série de iniciativas que serão aperfeiçoadas nos próximos anos com o objetivo de expandir a temática do trânsito com os direitos da pessoa com deficiência.

Jonhilda Cardoso disse que a ideia da ação, desta terça-feira, partiu da agente Malu Batista e foi imediatamente acolhida pelo grupo que, tradicionalmente, já realiza outras ações de conscientização, a exemplo do Dia Internacional da Mulher e do Natal Solidário.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Queremos que as pessoas, ao verem este símbolo, respeitem o austista. Muitos condutores colocam o carro na vaga da pessoa com deficiência, desrespeitando o direito de estacionamento prioritário. Então, começamos pelos usuários dos serviços do Detran, mas vamos ampliar para a via para que essa conscientização possa chegar ao trânsito, até porque o autista não pode esperar”, disse a servidora do Detran.

A dona de casa, Antonia Ferreira, aguardava o atendimento de licenciamento de veículos quando foi surpreendida pela ação das agentes. Ela recebeu o balão e agradeceu pela atitude. Antonia utiliza o carro para tarefas domésticas, entre elas levar os filhos e a sobrinha autista na escola. “A gente vê que as pessoas estacionam na vaga do autista sem ter credencial para isso, aliás muitas escolas sequer destinam vaga para deficientes e o que a gente ainda vê é muito preconceito e falta de consciência com os PcDs. Por isso, considero que ações como essa do Detran precisam ser priorizadas mesmo”, comentou.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), O motorista que estaciona em uma vaga para PcD sem estar credenciado comete infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 293,47, além sete pontos descontados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e remoção do veículo. Para ter acesso às vagas, o veículo deve estar devidamente sinalizado com cartão próprio, que pode ser obtido junto ao órgão municipal de trânsito.

No Detran, a política de inclusão vem sendo reforçada. Desde o ano passado, a sede do órgão e todas as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretran) entregues reservam vagas no estacionamento para autistas. O Departamento também tem atuado no atendimento de PcDs, muitos dos quais autistas, em busca da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O órgão esclarece que não há restrições legais relacionadas a autismo e direção. Desde que a pessoa com TEA seja aprovada nos exames e testes obrigatórios, poderá obter a permissão para conduzir veículos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 13h21 - Fonte: ClimaTempo
32°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 31°

Qui 31°C 22°C
Sex 30°C 23°C
Sáb 29°C 22°C
Dom 27°C 22°C
Seg 27°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio