22°

Chuvas esparsas

Parauapebas, PA

Geral SAÚDE

De forma sustentável, Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação tem 'Pascoaterapia'

CIIR promoveu atividades lúdicas, como suporte terapêutico, como pintura facial e no papel; confecção de ovos de Páscoa; e caça aos ovos de Páscoa

28/03/2024 às 13h15
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, encerrou, nesta quinta-feira (28), uma vasta programação alusiva à Páscoa, que iniciou no último dia 25. A atividade oportunizou inclusão e suporte ao plano terapêutico de uma forma divertida.

O evento, organizado pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), ao longo desta semana, contou com a parceria do setor de Arte e Cultura, Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) e os Centros Especializados, em Reabilitação (CER IV) e Transtorno do Espectro Autista (Cetea), que juntos de usuários e acompanhantes, realizaram atividades lúdicas como pintura facial e no papel; confecção de ovos de Páscoa; adereços, como a orelha do coelho e a cenoura, entre outros objetos alusivos ao tema; e além de caça aos ovos.

Durante as terapias, entre as dinâmicas desenvolvidas, destaca-se o grupo de Habilidades Sociais realizado no Cetea. Conduzido em conjunto pelas terapeutas ocupacionais Kalliny Rodrigues e Glaucia Monteiro, foi desenvolvido uma atividade conduzida pelos usuários que produziram pirulitos de alfajores, com o objetivo de trabalhar as habilidades de interação social, análise de tarefas e participação social.

Continua após a publicidade
Anúncio

Páscoa sustentável –A programação contou ainda com a Oficina de “Reaproveitamento de Alimentos” que produziu “Brigadeiro de Casca da Banana”, com o objetivo de promover orientação contínua e sustentável para reutilização de alimentos e elaboração de cardápios alimentares saudáveis e criativos.

Esta atividade foi organizada pela Comissão de Sustentabilidade da instituição e conduzida pela gastrônoma, Nathália Nanci. Segundo ela, os cardápios fáceis de produzir, com doces diversificados, feitos com casca da banana que seria jogada no lixo. “No entanto, podemos reaproveitar e consumir de forma muito saborosa. Protegendo o planeta, utilizamos a fruta de forma integral e aproveitando a Páscoa, fazer chocolate para as crianças de uma forma mais saudável e divertida, afinal, na produção do doce há a interação entre mães e filhos”.

De acordo com a presidente da Comissão de Sustentabilidade do CIIR, Luciana Rocha, as oficinas oferecem educação ambiental e geram qualidade de vida que impacta no meio ambiente. “A Comissão visa proporcionar aos participantes a oportunidade de aprender a reaproveitar sobras de alimentos que, habitualmente, são descartadas no lixo e que poderiam prejudicar o meio ambiente”.

Maria Fonseca foi uma das participantes da Ofina e pretende fazer a receita, em casa, neste Domingo de Páscoa (31)Maria Luzia Fonseca, de 43 anos, participou da Oficina com o filho, o reabilitando Abraão Fonseca, 12 anos. A mãe destaca que este ano a Páscoa, em casa, será sustentável e econômica. “Adorei ter aprendido a fazer o chocolate com a casca da banana. Irei fazer no Dia de Páscoa e de uma forma menos calórica, pois o chocolate utilizado tem pouca caloria e a banana dá um gostinho a mais; além disso, economizar um pouco porque o ovo de Páscoa está com o preço elevado na venda. Foi divertido, pois a atividade fez com que as mães interagissem mais em meio à espera pelo atendimento”.

Estrutura -O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SRE).

Serviço:O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157 /58 /59.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 02h05 - Fonte: ClimaTempo
22°
Chuvas esparsas

Mín. 22° Máx. 31°

Sex 31°C 23°C
Sáb 30°C 22°C
Dom 29°C 22°C
Seg 27°C 22°C
Ter 24°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio