22°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

PARAUAPEBAS PARAUAPEBAS

Barragem do Complexo Turístico evita alagamentos em três bairros de Parauapebas

Com capacidade para cerca de 370 milhões de litros de água, a barragem atua como uma barreira essencial contra os danos provocados pelas enchentes.

26/03/2024 às 16h20
Por: Redação
Compartilhe:
 Barragem do Complexo Turístico evita alagamentos em três bairros de Parauapebas

Com alerta emitido pela Defesa Civil sobre o risco iminente de inundações devido às intensas precipitações em Parauapebas, a importância da barragem se torna ainda mais evidente. Localizada no coração do município, essa estrutura é um pilar fundamental na defesa contra alagamentos em áreas críticas, incluindo os bairros mencionados, que margeiam o Igarapé Ilha do Coco.

Construída como parte do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), essa impressionante obra demonstra sua relevância na preservação da segurança e do bem-estar da comunidade local.

Com capacidade para cerca de 370 milhões de litros de água, a barragem atua como uma barreira essencial contra os danos provocados pelas enchentes. Seus impressionantes 173, metros de comprimento total e 76,5 metros no vertedouro garantem uma contenção eficaz, enquanto suas ombreiras de 5 metros de altura fornecem proteção adicional.

Continua após a publicidade
Anúncio

Fábio Guimarães, engenheiro civil e geotécnico do Prosap, destaca a importância crítica da barragem na mitigação de alagamentos, especialmente ao amortecer o impacto da velocidade das águas. Ele ressalta que a estrutura é totalmente segura, seguindo os mais altos padrões de engenharia e operando com sistemas mecânicos e manuais.

“Quando as chuvas chegam, realizamos uma supervisão visual constante. Ao atingir 50 centímetros acima do nível normal, começamos a abrir as comportas, uma a uma, para regular o volume de água da barragem. Isso nos permite manter o nível tanto na frente quanto atrás da estrutura”, explica Guimarães.

Além de prevenir alagamentos, a barragem também promove a estabilidade ambiental e comunitária. “Regulamos cuidadosamente para que a água permaneça dentro dos limites estabelecidos, protegendo taludes e vegetação, sem representar riscos para a população. Até o momento, apenas três das 14 comportas precisaram ser abertas”, acrescenta o engenheiro civil.

Em tempos de desafios climáticos crescentes, a Barragem do Complexo Turístico de Parauapebas reafirma seu papel vital como um escudo contra as forças da natureza, garantindo a segurança e a tranquilidade das comunidades locais.    

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 04h05 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 35°

Seg 35°C 19°C
Ter 36°C 20°C
Qua 36°C 21°C
Qui 36°C 22°C
Sex 36°C 23°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio