31°

Parcialmente nublado

Parauapebas, PA

SAÚDE SAÚDE

Hospital Regional em Marabá promove ações de conscientização sobre câncer de intestino 

Atividades são alusivas ao Março Azul, mês dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce da doença e intensificou orientações na unidade

08/03/2024 às 11h41
Por: Redação
Compartilhe:
Hospital Regional em Marabá promove ações de conscientização sobre câncer de intestino 

O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, promoveu na quinta-feira (7), ações de conscientização e combate ao câncer de intestino ou colorretal. As atividades, realizadas em alusão ao Março Azul, mês dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce da doença, beneficiaram pacientes da instituição. 

"Estamos empenhados em promover a conscientização e o cuidado com a saúde de nossa comunidade. O câncer de intestino é uma doença que, quando detectada precocemente, possui altas chances de cura. É fundamental que as pessoas estejam informadas e realizem os exames preventivos regularmente", enfatizou Flávio Marconsini, diretor executivo do hospital. 

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que para cada ano do triênio 2023/2025, ocorram mais de 45 mil novos casos de câncer colorretal no Brasil, afetando mais de 136 mil brasileiros. O câncer de intestino é o terceiro tipo mais comum da doença, só atrás dos de mama e de próstata. 

Continua após a publicidade
Anúncio

Roberto Souza, morador de Jacundá, encaminhado para consulta ortopédica no hospital, parabenizou a unidade pelas ações de prevenção. "Antes dessa ação eu não tinha muito conhecimento sobre o câncer de intestino e sua gravidade. Após ouvir os profissionais de saúde aqui do Regional, e aprender sobre os sintomas e formas de prevenção, vejo o quanto as atividades de conscientização são importantes para a população". 

O diretor assistencial do hospital, Alan Ferreira, destacou que a unidade do Governo do Pará é uma instituição de saúde de referência na promoção da prevenção, realizando semanalmente ações educativas de saúde para seus usuários na região de integração de Carajás. 

"Estamos comprometidos em continuar promovendo ações de conscientização não apenas durante o Março Azul, mas ao longo de todo o ano. Acreditamos que a informação é a chave para a prevenção, e por isso nos dedicamos a levar conhecimento à comunidade. Através de ações contínuas educativas, buscamos contribuir para o bem-estar da sociedade e construir um futuro mais saudável para todos", destacou. 

Sensibilização 

A enfermeira Ediane Lima, do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da instituição, palestrante da ação, enfatizou a importância da detecção precoce da doença e alertou para os sinais que podem indicar a presença do câncer de intestino, como sangramento retal, mudanças no hábito intestinal, dor abdominal persistente e perda de peso inexplicada. 

"Esses sintomas podem sugerir a presença do câncer, embora também possam estar relacionados a outras condições médicas. É essencial estar atento a esses sinais e procurar um médico para avaliação adequada se persistirem por mais de algumas semanas," esclareceu. 

Para prevenir a doença, Ediane recomendou a adoção de hábitos saudáveis, como uma dieta equilibrada, prática regular de atividade física, moderação no consumo de álcool, evitar fumar e tratar condições pré-existentes como diabetes e obesidade.  

"O tratamento do câncer de intestino varia de acordo com o estágio da doença e pode incluir cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou uma combinação dessas modalidades. É fundamental que o paciente seja acompanhado por uma equipe multidisciplinar, que irá direcioná-lo para o melhor caminho a seguir, proporcionando suporte físico, emocional e social ao longo do processo de tratamento", enfatizou. 

As ações educativas no Regional em Marabá integram o projeto “Saúde em Foco”, do Serviço de Humanização do hospital, que fornece informações sobre saúde à comunidade. A iniciativa percorreu, com equipe multiprofissional, corredores e unidades de internação, distribuindo informativos e levando esclarecimentos sobre câncer de intestino ou colorretal aos pacientes. 

Perfil - O Hospital Regional do Sudeste pertence ao Governo do Pará e é gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade é referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de um milhão de pessoas, em 22 municípios da região.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 18h05 - Fonte: ClimaTempo
31°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 31°

Sáb 32°C 22°C
Dom 32°C 22°C
Seg 32°C 23°C
Ter 29°C 22°C
Qua 30°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio