32°

Parcialmente nublado

Parauapebas, PA

Geral Parauapebas - PA

OBMEP muda vidas: ex-aluno da Escola Carlos Henrique ganha bolsa em universidade no Rio de Janeiro

Você já se perguntou por que é importante estudar matemática? Certamente, o estudante Kauan Keven Sousa Farias, 19 anos, ex-aluno da Escola Carlos ...

26/02/2024 às 11h35
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Parauapebas - PA
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Parauapebas - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Parauapebas - PA

Você já se perguntou por que é importante estudar matemática? Certamente, o estudante Kauan Keven Sousa Farias, 19 anos, ex-aluno da Escola Carlos Henrique, teria a resposta na ponta da língua: “Para mudar vidas, assim como mudou a minha”. Kauan conta que, no início do ensino médio, não gostava muito de matemática, mas com o estímulo do professor Eder Araújo e da família inscreveu-se na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Após várias premiações de prata e bronze, em 2019 veio a tão sonhada medalha de ouro.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Parauapebas - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Parauapebas - PA

De lá para cá, Kauan relata que sua vida mudou significativamente: “Minha premiação na OBMEP foi em Salvador, Bahia, onde conheci várias pessoas e alunos medalhistas que me inspiraram bastante. Participar das Olimpíadas mudou minha vida de forma extraordinária. Ganhei bolsas de estudo e tive que sair de casa muito cedo para estudar em Teresina, no Ceará. Este ano estou indo para o Rio de Janeiro para cursar Ciência de Dados na Fundação Getúlio Vargas, como bolsista do Programa de Seleção de Talentos da OBMEP. Estudar matemática valeu muito a pena e, com certeza, mudou minha vida”, afirma Kauan.

Dona Antônia Eroeme, mãe de Kauan, é muito orgulhosa da trajetória do filho. “Ele sempre estudou em escola pública, e eu sempre o incentivei, motivando-o e deixando-o à vontade para estudar. A OBMEP muda a vida das pessoas. Ela transforma vidas”. E completa dando uma dica aos pais. “Basta você acreditar no seu filho, motivá-lo a estudar, dizer para ele nunca desistir e que ele é capaz”, conta.

Continua após a publicidade
Anúncio

Quem também se orgulha do aluno medalhista é o professor de matemática Éder Araújo da Silva, um dos maiores incentivadores e mentores de Kauan durante sua jornada em Parauapebas. “Muitas vezes, o aluno tem o desejo de aprender, tem interesse, mas não sabe por onde começar. E é aí que o professor entra, orientando sobre os conteúdos e habilidades necessários para a prova. Eu desempenho esse papel com muito carinho e cuidado, pois sei o quanto isso será importante para a vida deles lá fora. E Kauan é um grande exemplo de que, com dedicação, é possível ir longe”.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Parauapebas - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Parauapebas - PA

Sobre a OBMEP

A OBMEP é promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e é a maior competição científica do país. Ela reúne todos os anos mais de 18 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Instituições públicas municipais, estaduais, federais e privadas podem participar. As inscrições já estão abertas e vão até 15 de março, são feitas exclusivamente pelas escolas na página da OBMEP www.obmep.org.br . A competição distribuirá 8.450 medalhas nacionais, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 51 mil certificados de menção honrosa.

Texto: Amparo Borges
Fotos: Lucas Santos

Assessoria de Comunicação/PMP

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 13h21 - Fonte: ClimaTempo
32°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 31°

Qui 31°C 22°C
Sex 30°C 23°C
Sáb 29°C 22°C
Dom 27°C 22°C
Seg 27°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio