32°

Parcialmente nublado

Parauapebas, PA

Geral CULTURA E DIVERSÃO

Em Belém, FCP homenageia o centenário do escritor paraense Benedicto Monteiro

Fundação Cultural do Pará (FCP) programações na Biblioteca Pública Arthur Vianna, no Centur, em Belém, em 29 de fevereiro e 1º de março

22/02/2024 às 13h25
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Para celebrar o centenário do escritor e jornalista paraense Benedicto Monteiro, a Fundação Cultural do Pará (FCP) realizará duas programações na Biblioteca Pública Arthur Vianna, no Centur, em Belém. Os eventos acontecem nos dias 29 de fevereiro e 1º de março, em diversos horários.

Workshop– Ministrado pelo professor de literatura Abílio Pacheco, o Workshop “Literatura Paraense em Foco” acontece nos dias 29 de fevereiro (9h às 12h e 14h às 18h) e 1º de março (17h às 20h), e tem como objetivo criar diálogos sobre pesquisas acadêmicas feitas na Amazônia. A oficina também é voltada para qualificar professores acerca das temáticas comuns à produção literária feita no Pará, bem como expandir o conteúdo pedagógico sobre Benedicto Monteiro.

Estão sendo ofertadas 60 vagas, com entrega de certificado. As inscrições iniciaram nesta quinta-feira (22), através de link, acesse aqui.

Continua após a publicidade
Anúncio

Neila Garcês, coordenadora de Promoção Editorial da FCP, explicou a importância do escritor para o estado paraense. “O evento é para oportunizar o acesso à obra do Benedicto Monteiro, que tem todo o legado de homem amazônico que foi, integrado nos traços fundamentais da nossa cultura e identidade regional. Além de reconhecer a importância da contribuição de Benedicto como escritor, estudioso, pensador, político e agente público à serviço do desenvolvimento da Amazônia, com foco em diversos municípios no Pará”, disse.

Musical– No dia 1º de março, quando Benedicto Monteiro completaria 100 anos, será feita uma homenagem ao escritor através de uma performance com o poeta Juraci Siqueira e um número musical da cantora Andrea Pinheiro. A programação inicia às 18h e contará com as presenças do professor Abílio Pacheco, da cantora e filha do homenageado Wanda Monteiro e a professora doutora de literatura brasileira da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Pará (UFPA), Maria de Fátima Nascimento, que farão um bate-papo com os presentes sobre a trajetória do escritor.

Para a cantora e filha do escritor, Wanda Monteiro, celebrar a memória de uma pessoa tão importante para a história do Pará mantém vivo o seu legado. “Estamos fazendo essa homenagem no dia de seu nascimento e no ano em que completaria 100 anos de existência. Digo existência porque o Benedicto vive na obra literária que deixou não só para nossa família, mas também para todos os paraenses”, contou.

“Celebrar sua vida é como resgatar a memória de lutas e sonhos vividos. Benedicto viveu e sonhou toda sua vida tendo como eixo e vetor de caminhada os ideais de justiça e igualdade, assim como a defesa das terras, das águas, dos animais e de toda a riqueza da Amazônia, sobretudo da cultura do povo amazônida”, completou a filha do jornalista.

História- Benedicto Monteiro foi um político ativo e perseguido no período da ditadura. Viveu por um período no Rio de Janeiro e retornou a Belém, onde retomou as suas atividades políticas e literárias e criou a Procuradoria Geral do Estado do Pará, onde foi o primeiro Procurador Geral.

No dia 17 de setembro de 2008, a Fundação Cultural do Pará inaugurou um espaço cultural multiuso no térreo do prédio do Centur, que levou o nome do paraense: "Hall Benedicto Monteiro". Além disso, na Biblioteca Pública Arthur Vianna existem 21 exemplares de livros do escritor, disponíveis para consulta e empréstimos.

Programação do centenário do escritor Benedicto Monteiro

Workshop “Literatura paraense em foco”

Data: 29 de fevereiro
Horário: das 9h às 12h e 14h às 18h

Data: 1º de março
Horário: das 17h às 20h

Local: Auditório Aloysio Chaves, 3° andar da Biblioteca Pública Arthur Vianna
Endereço: Av. Gentil Bittencourt, 650 - Nazaré, Belém
Ministrante: Abílio Pacheco
Capacidade: 60 pessoas
Inscrições através deste link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeMVBpx6mAdYud6Gx2va_W3hr4KfUlaZ-CVK03C7FTeDczviA/viewform

Cerimônia de abertura do ano de centenário de Benedicto Monteiro

Data: 1º de março
Horário: a partir das 18h
Local: Auditório Aloysio Chaves, 3° andar da Biblioteca Pública Arthur Vianna
Endereço: Av. Gentil Bittencourt, 650 - Nazaré, Belém
Convidados: Wanda Monteiro, Abílio Pacheco, Maria de Fátima Nascimento, Juraci Siqueira e Andrea Pinheiro.
Entrada Gratuita

Texto de Jhullyele Santos / Ascom FCP

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 13h21 - Fonte: ClimaTempo
32°
Parcialmente nublado

Mín. 23° Máx. 31°

Qui 31°C 22°C
Sex 30°C 23°C
Sáb 29°C 22°C
Dom 27°C 22°C
Seg 27°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio