29°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

Educação Marabá - PA

Semed/SMS: Programa Saúde na Escola recebe certificação ouro das secretarias estaduais

O Programa Saúde na Escola (PSE), executado em Marabá pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação...

24/11/2023 às 09h55
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Marabá - PA
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA

O Programa Saúde na Escola (PSE), executado em Marabá pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), recebeu na manhã desta quinta-feira, 23, o certificado de honra ao mérito na categoria ouro das Secretarias de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Educação (Seduc). A entrega ocorreu no Centro Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará.

O título de “Excelência no Desempenho” foi concedido por ter ultrapassado a meta mínima de ações de prevenção à Covid-19 em todas as escolas pactuadas, além da execução dos 13 temas abordados pelo PSE no ciclo 2021/2022.

Mônica Borchart, Secretária Municipal de Saúde (amarelo)
Mônica Borchart, Secretária Municipal de Saúde (amarelo)

“O PSE veio como um programa que une a saúde e a educação à comunidade através de ensinamento com as crianças. O PSE atende a criança com serviços médicos, odontológicos, de enfermagem, mas também atinge toda a família. Isso que é vantajoso de um programa que a cada dia cresce. Quando a gente fala da certificação é muito prazeroso dizer que a comunidade também abraçou o nosso programa”, ressalta a titular da SMS, Mônica Borchart.

Continua após a publicidade
Anúncio

Na visão de Leydiane Souza, diretora de projetos da Semed, o PSE é fundamental porque contribui para uma formação integral dos alunos.

Leydiane Souza, diretora de projetos da Semed
Leydiane Souza, diretora de projetos da Semed

“Sabemos o quão importante é esse programa porque ele contribui para o processo de ensino e aprendizagem e também à permanência dos educandos contribuindo para o rendimento escolar. A categoria ouro reconhece que durante 2021/2022, nós trabalhamos com excelência e contribuímos, de fato, para que a saúde chegasse aos nossos educandos, traçando 13 metas e ações para que pudesse resultar hoje nesse título, garantindo que, de fato, toda a prevenção à Covid-19 pudesse ser garantida aos nossos educandos”, explica.

Durante o período referente ao certificado, foram 72 escolas atendidas com as ações do PSE, sempre com palestras e atividades voltadas às temáticas como saúde mental, saúde bucal, alimentação saudável, sexualidade e outros. Para o próximo ciclo, estão previstas 97 escolas pactuadas, ampliando o número de alunos com acesso às atividades realizadas pelo PSE.

Para Tarcilene Varela, coordenadora do PSE, receber esse reconhecimento foi importante para motivar as escolas participantes, o que ressalta o impacto do programa.

Tarcilene Varela, coordenadora do PSE
Tarcilene Varela, coordenadora do PSE

“Foi maravilhoso porque em pensar na dificuldade que nós tivemos em realizar as ações porque algumas escolas no período ainda não conseguiam se ver parte do processo. Ver que teve essa mudança, que teve esse alinhamento, aproximação entre saúde e educação, fazendo com que nós conseguíssemos ser um dos municípios que conseguiu a certificação ouro foi muito gratificante”, destaca.

O certificado foi entregue pelo titular da Secretaria Regional do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto. Na ocasião, o secretário enfatizou a parceria entre as diferentes esferas de governo na aplicação das políticas públicas para a sociedade.

 João Chamon Neto, Secretário Regional do Sul e Sudeste do Pará
João Chamon Neto, Secretário Regional do Sul e Sudeste do Pará

“O Programa Saúde na Escola é um programa que vem, sem dúvida nenhuma, qualificar essa parceria. É mais um programa fantástico, que unifica essa parceria. Não há barreiras entre o município, o estado e o governo federal porque toda política pública das três esferas de governo tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida da comunidade”, observa.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Marabá - PA

Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio Santos

The post Semed/SMS: Programa Saúde na Escola recebe certificação ouro das secretarias estaduais appeared first on Prefeitura de Marabá - Pa .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 16h10 - Fonte: ClimaTempo
29°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 27°

Sáb 27°C 22°C
Dom 28°C 21°C
Seg 29°C 22°C
Ter 28°C 22°C
Qua 25°C 22°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio