26°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

PARAUAPEBAS SEMMU

Raianny Rodrigues é nova secretária da Mulher de Parauapebas

Como primeiro compromisso oficial no cargo, a nova secretária participou da abertura da campanha dos 16 Dias de Ativismo.

23/11/2023 às 12h14
Por: Redação
Compartilhe:
Raianny Rodrigues é nova secretária da Mulher de Parauapebas

A ex-vereadora Raianny Rodrigues foi empossa como secretária municipal da Mulher na última segunda-feira (20).

Como primeiro compromisso oficial no cargo, a nova secretária participou da abertura da campanha dos 16 Dias de Ativismo.

A abertura da campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres foi marcada pela potência de mulheres negras que participaram de uma mesa-redonda realizada no Centro Cultural de Parauapebas, na tarde desta segunda-feira, 20 de novembro, dia Nacional da Consciência Negra.

Continua após a publicidade
Anúncio

O preconceito, lutas e conquistas foram destacados pelas participantes, que relataram experiências e apresentaram contextos históricos do negro no Brasil. “Não houve escravidão, existe o povo que foi escravizado. O nosso contexto parte daí, nós não nascemos escravos, nós fomos escravizados”, declarou a enfermeira Allyne Luize, que é pós-graduada em Cultura Afro-Brasileira.

Várias entidades representativas que atuam na garantia dos direitos das mulheres estiveram presentes na solenidade, entre elas: Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; ParaPaz; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Parauapebas e Forúm Permanente de Mulheres.

Cleide Miranda ressaltou a importância do momento de articulação feminina. “O Fórum ajuda muitas mulheres, principalmente a mulher negra que sofre violência. Estamos trabalhando para fortalecer cada vez mais essa iniciativa porque é preciso reunir forças, só juntas venceremos”, ressalta a representante do Forúm Permanente de Mulheres de Parauapebas.

Sobre os 16 Dias de Ativismo

A campanha foi iniciada por ativistas no Instituto de Liderança Global das Mulheres, em 1991. É uma estratégia de mobilização de indivíduos e organizações, em todo o mundo, para engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres e meninas.

Em Parauapebas, a Lei nº 4.873, de 01 de junho de 2020, instituiu os “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas”, a ser celebrada anualmente. A Lei foi um marco na institucionalização das atividades já promovidas pela Secretaria Municipal da Mulher (Semmu) e todas as organizações da sociedade civil que atuam no debate pelo fim à violência contra a mulher.

O objetivo principal é alertar a sociedade sobre a necessidade da erradicação de todo tipo de violência contra a mulher e divulgar mecanismos de amparo às vítimas de violência por meio de ações socioeducativas.

A gestão municipal aderiu à mobilização dos 16 Dias de Ativismo em 2023 abordando o tema: “Estratégias de Enfrentamento para Erradicação à Violência Doméstica”. As ações são conduzidas pela Semmu. “Iremos realizar atividades como rodas de conversa e ações voltadas para a comunidade em várias localidades do município”, explicou a secretária, Raianny Rodrigues.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
PARAUAPEBAS - PA
PARAUAPEBAS - PA
Sobre o município Parauapebas é um município brasileiro do estado do Pará, pertencente à mesorregião do Sudeste Paraense e sede da microrregião de Parauapebas. Localiza-se no norte brasileiro, distante 719 km da capital Belém.
Parauapebas, PA Atualizado às 19h11 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 27°

Sáb 27°C 22°C
Dom 28°C 21°C
Seg 29°C 22°C
Ter 28°C 22°C
Qua 25°C 22°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio