27°

Tempo limpo

Parauapebas, PA

Geral MEIO AMBIENTE

Estudantes de Santa Izabel do Pará vivenciam dia de aprendizado no Parque do Utinga

Alunos da Escola Municipal Dona Helena Paz percorram a Trilha do Patuá, onde conheceram espécies da fauna e flora da Amazônia

14/11/2023 às 18h15
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Cerca de 40 alunos da Escola Municipal Dona Helena Paz, na área rural de Santa Izabel do Pará, município da Região Metropolitana de Belém, participaram uma aula diferenciada sobre biodiversidade, tendo como cenário o Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”.

Acompanhados de professores e técnicos da Gerência da Região Administrativa de Belém (GRB), vinculada ao Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), a turma explorou uma das 11 trilhas da Unidade de Conservação (UC), a Trilha do Patuá, onde foi possível conhecer espécies da fauna e flora da Amazônia.

A interação direta com a natureza despertou a curiosidade dos alunos, que fizeram perguntas aos guias e falaram sobre suas observações. Essa troca de informações contribuiu para melhor compreensão dos ecossistemas presentes no Parque.

Continua após a publicidade
Anúncio

Com mais de 1,3 mil hectares, a UC é conhecida pela sua diversidade biológica e pela importância na preservação de espécies ameaçadas. A visita proporcionou aos estudantes uma experiência educacional única, alinhada aos princípios de conservação ambiental. A atividade que busca conectar os alunos com o meio ambiente, promovendo conscientização ambiental e experiência prática de aprendizado.

Experiência- A coordenadora pedagógica Elielza Prata, ressaltou que “a ideia de levá-los ao Parque Estadual do Utinga foi para estarem em contato direto com a natureza. Gostaríamos de agradecer a receptividade, pois foi muito acolhedora a forma como nossas crianças foram recebidas”, frisou.

Elielza Prata disse, ainda, que “é fundamental propiciar aos nossos alunos essa experiência, pois vivemos em meio ao concreto, e o efeito estufa se faz cada dia mais presente no dia a dia. Portanto, a visita foi valiosa para que nossos estudantes possam pensar como é bom viver em harmonia com a natureza”.

Ao final da visita, os alunos também agradeceram pela oportunidade do contato direto com a natureza. A iniciativa reforçou a importância da preservação ambiental e deixou uma marca duradoura no aprendizado dos estudantes, que entenderam a necessidade de cuidar do meio ambiente.

O titular da GRB, Ellivelton Carvalho, frisou a marca positiva deixada nos alunos. “Através dessa experiência enriquecedora, eles puderam compreender a importância da preservação ambiental e o papel que cada um deles desempenha nesse processo. Que essa visita seja apenas o começo de uma jornada de conscientização e ações em prol do meio ambiente”, ressaltou.

Serviço: O Parque Estadual do Utinga “Camilo Vianna” está localizado na Avenida João Paulo II, s/n, bairro do Curió-Utinga. Funciona de quarta a segunda-feira, das 6 h às 17 h. Nas terças-feiras o espaço é fechado para manutenção. O agendamento para escolas e universidades pode ser feito pelo e-mail grb.dgmuc@gmail.com. (Colaboração de Lucas Gomes – Ascom/Ideflor-Bio).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 10h04 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 35°

Dom 35°C 23°C
Seg 35°C 21°C
Ter 35°C 20°C
Qua 35°C 21°C
Qui 35°C 20°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio