35°

Parcialmente nublado

Parauapebas, PA

PARÁ PEC DA MACONHA

Senado começa a discutir, nesta terça, PEC que criminaliza porte de qualquer quantidade de drogas

Comissão vai receber em audiência pública pesquisadores e especialistas do tema. Projeto foi apresentado pelo presidente do Senado em meio a julgamento do STF sobre o assunto.

31/10/2023 às 11h46 Atualizada em 31/10/2023 às 12h20
Por: Redação
Compartilhe:
Senado começa a discutir, nesta terça, PEC que criminaliza porte de qualquer quantidade de drogas


O Senado Federal começa a discutir, nesta terça-feira (31), uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que criminaliza a posse e o porte de drogas em qualquer quantidade.

Este será o primeiro debate sobre o tema na Casa, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em audiência pública. Se for aprovado pelo colegiado, o texto também passará por sessões de discussão no plenário.

A PEC foi apresentada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em 14 de setembro, como resposta à votação do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a descriminalização do porte de drogas para consumo próprio.

Continua após a publicidade
Anúncio

O relator da proposta na CCJ, senador Efraim Filho (União-PB), afirmou que a discussão do tema no Senado é uma forma de “reafirmar” a função do Congresso Nacional de legislar, uma vez que parte dos parlamentares entendem que o STF estaria ultrapassando esse limite.

“Tem uma enorme importância institucional, no sentido de reafirmar a atribuição constitucional de legislar sobre o tema para o Congresso Nacional", afirmou o relator.

Audiência pública
Para debater o assunto na audiência pública desta terça-feira, foram convidados pesquisadores e especialistas na área de saúde e assistência social e representantes do Ministério Público e da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos.

Devem participar do debate:

  • o presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Antonio Geraldo da Silva;
  • o promotor do Ministério Público do DF José Theodoro Corrêa de Carvalho;
  • o coordenador da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas da Universidade Federal de São Paulo
  • (Unifesp), Ronaldo Lemos Laranjeira;
  • a coordenadora da Comunidade Terapêutica Desafio Jovem, Célia Regina Gomes de Moraes;
  • a coordenadora da Comissão de Política Criminal da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Lúcia Helena Silva Barros de Oliveira.

Efraim corrobora a mesma visão do presidente do Senado e entende que é um dos fatores para parte da violência que existe no Brasil.

"O consumo de drogas ilícitas tem implicações muito graves para a piora da saúde dos brasileiros e para o aumento e fortalecimento da criminalidade que assola nosso país. As pesquisas de opinião mostram que a grande maioria da população, algo em torno de 70%, é contra a liberação de drogas", argumenta o senador.

"Não é para menos: entorpecentes têm o poder de destruir vidas, e milhares de famílias vivem esse drama todos os dias. Para além do drama familiar, o tráfico de drogas alimenta a violência social e fortalece o crime organizado”, afirma Efraim.


A proposta
O texto a ser discutido insere no artigo 5º da Constituição Federal – principal ao prever os direitos e deveres da sociedade – que "a lei considerará crime a posse e o porte, independentemente da quantidade, de entorpecentes e drogas afins sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar".

"A saúde é direito de todos e dever do Estado, conforme dispõe o art. 196 da Constituição Federal. Nesse contexto, a prevenção e o combate ao abuso de drogas é uma política pública essencial para a preservação da saúde dos brasileiros", justificou Pacheco na apresentação da proposta.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 18h04 - Fonte: ClimaTempo
35°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 39°

Dom 39°C 23°C
Seg 39°C 24°C
Ter 39°C 25°C
Qua 39°C 25°C
Qui 40°C 25°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio