27°

Tempo limpo

Parauapebas, PA

POLÍCIA PM - PA

Solenidade alusiva aos 205 anos de criação da PMPA

Foi realizada na noite desta segunda-feira (25), em frente ao quartel do Comando de Missões Especiais (CME), no bairro da Cremação, em Belém, a sol...

26/09/2023 às 03h50
Por: Redação Fonte: PM - PA
Compartilhe:
Foto: PMPA
Foto: PMPA

Foi realizada na noite desta segunda-feira (25), em frente ao quartel do Comando de Missões Especiais (CME), no bairro da Cremação, em Belém, a solenidade cívico-militar alusiva à celebração dos 205 anos de criação da Polícia Militar do Pará.

O evento militar alusivo à memória do Coronel Antônio Sérgio Dias Vieira da Fontoura, patrono da PMPA, foi marcado por homenagens e condecorações de militares e personalidades civis. A solenidade contou com a presença do Governador do Estado, Helder Zahluth Barbalho, a vice-governadora, Hanna Ghassan Tuma, o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social Ualame Fialho Machado, o Comandante-Geral da PMPA, Coronel José Dilson Melo de Souza Júnior, além de outras autoridades.

Foto: PMPA
Foto: PMPA

Como forma de reconhecimento pela contribuição, engrandecimento e desenvolvimento da Corporação em âmbito Estadual e Nacional, a Polícia Militar realizou durante a solenidade e leitura do ato de promoção de 98 oficiais e 974 praças, além da entrega de medalhas da Ordem do Mérito Coronel Fontoura e medalhas de Bons Serviços Prestados para militares e autoridades civis presentes.

Continua após a publicidade
Anúncio
Foto: PMPA
Foto: PMPA

Na ocasião, o chefe do Executivo também assinou o projeto de lei que institui como “Corporação de Fontoura” a denominação histórica da PM do Pará, em homenagem ao seu patrono, coronel Antônio Sérgio Dias Vieira da Fontoura. O projeto ainda declara e reconhece a Polícia Militar como patrimônio histórico e cultural do povo paraense. A proposta será enviada à Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), onde será apreciada e votada pelos parlamentares.

Foto: PMPA
Foto: PMPA

“Hoje é dia de celebrar a história da Polícia Militar do Pará. São 205 anos de uma polícia responsável por cuidar da população paraense. Estamos trabalhando de modo a ampliar ainda mais o efetivo da Corporação, criando assim novos concursos públicos, garantindo investimentos em armamentos, viaturas, infraestrutura, qualificação, dentre outros. E assim continuará sendo, polícia nas ruas combatendo a criminalidade e promovendo cidadania por meio dos Territórios pela Paz (TerPaz) e das Usinas da Paz (UsiPaz), para que nós possamos ter um ambiente melhor para todos”, Destacou o Governador do Estado, Helder Barbalho.

Para o Comandante-Geral da PMPA, Coronel Dilson Júnior, a data é importante tanto pelo simbolismo histórico que representa para a Corporação, quanto pelo fato de demonstrar para a sociedade que a PM se tornou uma instituição moderna.“Para nós, é muito gratificante poder comemorar 205 anos de criação da nossa bicentenária corporação, e poder mostrar para a sociedade nessa parada militar que a PM, além de respeitar suas tradições históricas, avança para se tornar uma Instituição moderna, que investe em equipamentos, veículos e no patrimônio humano, para servir, cada vez, com mais excelência à sociedade paraense”.

Foto: PMPA
Foto: PMPA

Para abrilhantar ainda mais as comemorações dos 205 anos da Instituição, no encerramento do evento, a PM realizou o tradicional desfile, em continência ao Governador do Estado, com a participação da Banda de Música (BMU), Comando de Policiamento Ambiental (CPA), Batalhão de Ações com Cães (BAC), Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Academia de Polícia Coronel Fontoura (APM), Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), Batalhão de Comando e Serviços e Regimento de Polícia Montada (RPMont).

Foto: PMPA
Foto: PMPA
Foto: PMPA
Foto: PMPA

Criação da PMPA:

Criada em 1818, pelo capitão-general do Grão-Pará, António José de Sousa Manuel de Meneses, Conde de Vila Flor, a Corporação comemora seu aniversário no dia 25 de setembro, em homenagem aos homens do 1º e 2º Corpo do Regimento Militar do Estado, que, comandados pelo coronel Sotero de Menezes e pelo tenente coronel Antonio Vieira da Fontoura, saíram vitoriosos na batalha e foram a primeira tropa a adentrar o arraial de Canudos. A vitória conquistada nos legou os principais símbolos históricos e tradicionais da Instituição, como a data de 25 de setembro, que foi sancionada por decreto como o dia da PMPA, e, consequentemente escolhida para a comemoração de aniversário, bem como a letra presente na canção da Corporação de Fontoura, como é conhecida a Instituição, desde as gerações mais antigas.

Foto: PMPA
Foto: PMPA

Nos últimos anos, a Instituição passou por avanços significativos tanto no que tange a questão do aparelhamento, com a aquisição de novas viaturas, lanchas, novos armamentos, coletes balísticos, drones, novos computadores, resgate do uniforme tradicional, construção e restauração de prédios históricos, bem como na capacitação técnico-profissional com os mais variados cursos, somados a substanciais recursos investidos nas melhorias de condições de vida e de trabalho da tropa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 10h04 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 35°

Dom 35°C 23°C
Seg 35°C 21°C
Ter 35°C 20°C
Qua 35°C 21°C
Qui 35°C 20°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio