28°

Tempo limpo

Parauapebas, PA

PARAUAPEBAS VEREADOR MIRIM

Vereadores Mirins da Câmara de Parauapebas tomam posse em sessão solene

Com auxílio da Diretoria Legislativa da Casa de Leis, os parlamentares vão orientar os vereadores mirins na elaboração das proposições e também nas possíveis ações do mandato.

22/09/2023 às 12h45 Atualizada em 22/09/2023 às 12h59
Por: Redação Fonte: Nayara Cristina/ AscomLeg
Compartilhe:
Vereadores Mirins da Câmara de Parauapebas tomam posse em sessão solene

Uma solenidade animada, emocionante e com ritos regimentais. Assim pode ser descrita, resumidamente, a sessão solene de posse dos vereadores mirins da Câmara Municipal de Parauapebas (CMP), realizada na manhã desta quinta-feira (21), no auditório João Prudêncio de Brito (Plenário Central).

A Casa de Leis foi palco de mais um momento marcante na história do município, presenciada por autoridades municipais, vereadores, estudantes, familiares, professores e a população em geral. Excepcionalmente, hoje os vereadores da CMP foram apenas espectadores e assistiram da tribuna de honra a solenidade que foi toda conduzida pelos jovens.

A posse dos pequenos (as) vereadores seguiu os mesmos ritos da cerimônia dos parlamentares adultos. A sessão foi presidida inicialmente pelo vereador mais velho entre os eleitos, Weliton Leal, e teve como primeira-secretária Mirele Lima. Primeiramente, os eleitos realizaram o juramento de posse e depois foram chamados para discursar utilizando a tribuna. Logo depois foi realizada a eleição da Mesa Diretora.

Continua após a publicidade
Anúncio

Vereadores e escolas

As eleições dos pequenos legisladores foram realizadas em 15 em escolas da rede pública municipal de ensino, durante o mês de junho. Depois de eleitos, os vereadores mirins receberam, por meio de sorteio, o apadrinhamento de um (a) vereador (a) da atual legislatura da CMP.

Saiba quem são os (as) vereadores (as) mirins e as escolas que representam.

 

Ana Karollinny Silva e Silva -  E.M.E.F. Plácido de Castro

André Luiz Tavares dos Santos - E.M.E.F. Faruk Salmen

Beka Xikri - E.M.E.F. Bep Karoti Xikrin

Cristiano Lopes Franco - E.M.E.F. Dorothy Stang

Evelin Lorrane Melo da Silva - E.M.T.I. João Evangelista Araújo de Oliveira

Gabriely Rosa Bezerra - E.M.E.F. Novo Horizonte

Joaquim Lucas da Cruz Silva -  E.M.E.F. Eurides Santana

José Nunes Amorin Neto - E.M.E.F. Fernando Pessoa

Karina do Nascimento Santos Barros - E.M.E.F. Sandra Maria Santos da Silva

Luara Ferreira Sampaio - E.M.E.F. Chico Mendes II

Marcos Sena Tavares Silva - E.M.E.F. Olga da Silva

Maria Vitória Mendonça Vale - E.M.E.F. Mario Lago

Mirele Vieira Lima - E.M.E.F. Eduardo Angelim

Ruan Carlos Lopes Santos -  E.M.E.F. Machado de Assis

Weliton Carlos da Silva Leal - E.M.E.F. União do Povo

Discursos

Todos agradeceram suas escolas pela eleição, os professores, diretores e demais envolvidos no processo eleitoral, além dos amigos e familiares pelo apoio. As crianças também agradeceram e parabenizaram a Câmara pela realização do projeto.

O vereador mirim André Luiz Santos, de 11 anos, eleito pela Escola Municipal de Ensino Fundametal Faruk Salmen, já iniciou o mandato propondo melhorias. “Gostaria de propor que criem um lugar de descanso e conforto para as tias da limpeza, pois elas não têm lugar para descansar. Eu me comprometo a batalhar por melhorias para todas as escolas”.

O indígena Beka Xikrin, de 12 anos, representante da Escola Bep Karoti Xikrin, disse estar emocionado e agradecido. “Estou muito feliz por participar deste projeto, é a primeira vez que venho a Câmara, moro na Aldeia Kateté. Eu agradeço a confiança de todos os alunos que me escolheram como representante”.

A busca por mais representatividade para os jovens foi enfatizada na fala de Evelin Silva, da Escola João Evangelista Araújo de Oliveira. “Quero encorajar a participação ativa dos jovens na vida cívica, para que possamos aprender, crescer e mudar nosso destino. Vamos juntos fazer história, é hora de agir”.

A representante da Escola Novo Horizonte, Gabriely Rosa Bezerra, levantou a bandeira da educação. “Acredito que a educação é a base de qualquer sociedade e quem investe em uma qualificação de qualidade, investe em um futuro promissor para todos nós”.

Karina Barros, eleita pela Escola Sandra Maria Santos da Silva, viu no projeto da Câmara Mirim um incentivo aos estudos e ao envolvimento com a política. “Não podemos deixar que falem por nós, as melhorias só vão acontecer quando a juventude estiver mais envolvida em políticas públicas, falando de suas necessidades e lutando por melhorias na educação”.

Mesa Diretora

Após os discursos, foi realizada a eleição para composição da Mesa Diretora da Câmara Mirim. A votação ocorreu com a disputa individual por cada cargo e voto aberto.

A Mesa Diretora eleita ficou com a seguinte composição: Presidente: Luara Sampaio; Vice-presidente: Marcos Silva; Primeiro-secretário: Mirele Lima e Segundo-secretário, José Nunes Neto. Após a eleição, a presidente fez um discurso empolgado e emocionado.

“Estar aqui é uma honra. Aqui estamos mostrando que adolescentes e jovens de classes menos favorecidas e alunos de escolas públicas podem sim mostrar o que almejam e eu, enquanto presidente deste grupo, levantarei sempre esta bandeira. A bandeira da esperança, a bandeira de que a educação pode transformar e resgatar a sociedade que anda desolada e sem esperança na política. Somos capazes, a realização não é só para o filho do rico, o filho do pobre também pode ser incluído por meio da política. Nosso sonho pode sim se tornar realidade”, finalizou.

Representatividade

Foram eleitas sete mulheres para compor a Câmara Mirim. A representatividade feminina entre os pequenos foi motivo de elogio para a vereadora Raianny Rodrigues. “Fiquei muito feliz de ver tantas meninas eleitas vereadoras mirins, aqui somos só duas. Meu desejo é que a representação feminina seja cada vez maior”, enfatizou a parlamentar.

Eliene Soares ressaltou também que os pequenos vereadores de hoje serão os parlamentares de amanhã. “Hoje é o dia em que o futuro da nação abraça o presente. Vocês, meninos e meninas da nossa rede de ensino básica são a semente do desenvolvimento dessa cidade, desse estado e desse país. Vocês, certamente, farão melhor do que hoje fazemos e isso nos enche de alegria, expectativas e orgulho”.

O presidente da Câmara, vereador Rafael Ribeiro (MDB) enfatizou que o projeto Vereador Mirim é resultado de um trabalho realizado em conjunto pelos vereadores e Casa de Leis. Ressaltou ainda a importância do projeto como ferramenta de incentivo à cidadania dos jovens.

“Eu sempre falo que nós precisamos não somente acreditar no futuro, mas também preparar o futuro. E hoje é uma demonstração da responsabilidade que temos com as próximas gerações”.

Vindo de escola pública e do movimento estudantil, o presidente incentivou os vereadores mirins a lutarem por seus sonhos. “Não desistam dos seus sonhos, sonhem e sejam ousados para conquistar seus objetivos. Eu sonhei um dia ser vereador de Parauapebas e consegui. Não é fácil, mas não desistam. Se eu consegui, vocês também conseguem. Que com a ideia de vocês, nós possamos construir projetos que venham para melhorar a vida da nossa gente, e possamos avançar cada dia mais, com a contribuição de vocês, na direção da cidade que sonhamos”, encerrou.

Trabalhos

O projeto "Caminhos da Democracia – Vereador Mirim" integra o programa “Câmara do Futuro”, que engloba uma série de ações e projetos da gestão atual da Mesa Diretora da Casa de Leis. Compete à Câmara Mirim apresentar proposições que visem melhorias para a cidade e para a população de Parauapebas.

Com auxílio da Diretoria Legislativa da Casa de Leis, os parlamentares vão orientar os vereadores mirins na elaboração das proposições e também nas possíveis ações do mandato. As sessões ordinárias da Câmara Mirim devem ser realizadas a partir do mês de outubro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
PARAUAPEBAS - PA
PARAUAPEBAS - PA
Sobre o município Parauapebas é um município brasileiro do estado do Pará, pertencente à mesorregião do Sudeste Paraense e sede da microrregião de Parauapebas. Localiza-se no norte brasileiro, distante 719 km da capital Belém.
Parauapebas, PA Atualizado às 10h05 - Fonte: ClimaTempo
28°
Tempo limpo

Mín. 23° Máx. 33°

Ter 33°C 22°C
Qua 32°C 21°C
Qui 32°C 22°C
Sex 33°C 22°C
Sáb 33°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio