21°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

Geral DESENVOLVIMENTO

Seplad intermedeia diálogo entre o BID Invest e o setor produtivo paraense

Banco expôs suas políticas de financiamento e cooperação técnica para investimentos em projetos que contribuem para a COP 30

14/09/2023 às 16h50
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

A secretária de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) intermediou, nesta quinta-feira (14), o diálogo entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) Invest e o setor produtivo paraense. A reunião foi para o Banco expor para os segmentos as suas políticas de financiamento e cooperação técnica para investimentos em projetos que contribuem para a COP 30.

“O nosso Estado tem sido palco de muitos eventos trazidos por esta nova realidade, a partir, principalmente, da COP 30. Essa reunião é um dos frutos que estamos colhendo a partir das diversas articulações, para que nós possamos estar todos juntos, Estado, segmentos produtivos, instituições locais, internacionais e nacionais também, e assim continuarmos avançando. O nosso empresariado é de muita visão, e que tem investimentos fortíssimos, somos hoje um dos Estados que mais gera emprego no Brasil, então, com certeza para nós é muito gratificante receber uma missão internacional com a perspectiva dessa ampliação do horizonte de investimento para a iniciativa privada”, informou Elieth de Fátima Braga, titular da Seplad.

Estiveram presentes à reunião os representantes do BID Invest, o secretário adjunto da Sedeme, Carlos Ledo, técnicos da Seplad e também Federação do Comércio do Estado do Pará (Fecomércio), Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA), Associação Comercial do Pará (ACP), Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas empresas (Sebrae) e a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA)

Continua após a publicidade
Anúncio

O principal objetivo da reunião foi para o BID Invest apresentar os investimentos direcionados ao setor privado. Esses investimentos têm como meta o desenvolvimento de um plano de ação estratégico que visa maximizar o impacto positivo na região. Para atingir esse objetivo, foi promovido um diálogo entre os representantes do BID Invest e os líderes do setor produtivo paraense.

“O Pará é um parceiro do BID muito importante, que nós valorizamos muito. E o que essa parceria, entre o presidente do grupo mundial e o nosso presidente traz, é um fortalecimento da capacidade de trabalhar sinergias entre os diferentes atores dos nossos grupos. Do lado do BID, dos atores do grupo, trabalhando com o Estado e com outros agentes tanto do setor público como o privado, e que nós possamos internamente criar mais energia para que esse trabalho vá cada vez mais na mesma direção, que é o de desenvolvimento sustentável”, relatou Gabriel Azevedo, diretor-geral de Estratégia do BID Invest.

Alex Carvalho, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), elogiou a iniciativa do Governo do Estado de se aproximar do Banco Mundial, BID Invest e IFC para discutir projetos de investimento e melhorar a infraestrutura e competitividade industrial no Estado.

“É louvável a iniciativa do Governo do Estado de aproximar o Banco Mundial, o BID Invest e também o IFC, que são braços diretamente ligados à iniciativa privada, para um debate, um melhor conhecimento, e juntando com isso as entidades empresariais. E essa interação, de certo, irá aproximar bons projetos dentro do nosso Estado, com um grande player do âmbito mundial na questão de fomento de incentivos e de investimentos, é um momento oportuno entender que nós temos, sim, dentro do Governo do Estado, uma parceria cada vez mais sólida de ir buscar, não só investimentos públicos, mas investimentos de ordem privada”, disse o presidente.

A bacia amazônica, com sua riqueza natural e diversidade, desempenha um papel fundamental na luta contra as mudanças climáticas e na conservação da biodiversidade. Além disso, a região possui um grande potencial para o desenvolvimento de projetos sustentáveis ??que possam contribuir significativamente para os objetivos da COP 30.

“O Estado está abrindo as portas para o diálogo entre o BID e o setor produtivo. E com isso vem o objetivo de conhecer e se aproximar do setor empresarial para que nós possamos juntos desenvolver oportunidades de investimento no Pará, que tragam um impacto positivo e inclusivo para a sociedade e o Estado”, falou Felipe Chamma, vice-presidente da Fecomercio Pará.

A reunião de hoje é um passo importante para um futuro mais sustentável para o Estado do Pará e para toda a bacia amazônica. Espera-se que desse encontro surjam propostas concretas de cooperação e investimento que beneficiem tanto o setor privado quanto o meio ambiente, contribuindo para os objetivos da COP 30 e para o desenvolvimento econômico da região.

“Hoje a gente está aqui, tentando trazer todos os investimentos que podemos para dentro do Estado do Pará, principalmente elevando os atrativos à COP 30. Essa é a primeira reunião que estamos tendo com o BID Invest e dela vamos firmar várias parcerias público-privadas, relacionadas principalmente à COP 30”, contou Domingas Ribeiro, diretora-técnica do Sebrae Pará.

O Governo do Pará está comprometido em promover o desenvolvimento sustentável e a cooperação para alcançar um futuro melhor para o Estado e para o planeta como um todo. Este encontro é um dos exemplos desse compromisso e da importância de parcerias estratégicas na busca por soluções sustentáveis ??em prol do meio ambiente e do desenvolvimento econômico na região amazônica.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 05h04 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 32°

Qui 33°C 24°C
Sex 32°C 22°C
Sáb 30°C 21°C
Dom 30°C 22°C
Seg 31°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio