A Polícia Militar do Pará, por meio do comandante-geral, coronel Dilson Júnior, realizou um encontro com o vice-embaixador australiano, Grant Morrison e a oficial de política e pesquisa sênior da Embaixada da Austrália, Jéssica Gomes. A reunião ocorreu nesta terça-feira (29), no Quartel do Comando Geral (QCG), em Belém.
Foto: Sarah Barbosa - ASCOM PM
Na reunião foram apresentados as estratégias adotadas para eventos de grande porte como a Cúpula da Amazônia, realizada este mês, que reuniu cerca de oito representantes de países vizinhos e serviu de parâmetro para o planejamento da COP 30, que ocorrerá em 2025 e deve receber mais de 100 líderes de nações estrangeiras.
Foto: Sarah Barbosa - ASCOM PM
Durante o encontro, o comandante geral apresentou a série histórica de redução da criminalidade: de 2019 a 2022, houve uma redução de 42,5% de roubos e 35,7% de homicídio, além do marco de 2020, ano em que o Pará liderou o ranking de estados que mais diminuíram a taxa de crimes violentos letais intencionais (CVLI). “Nós estamos em uma curva descendente de criminalidade. A taxa de homicídio de Belém em 2022 foi 14 por 100 mil habitantes, mas já foi 71 em 2018”, mostrou o coronel.
Foto: Sarah Barbosa - ASCOM PM
Para o vice-embaixador, o encontro foi produtivo e a comitiva conseguiu conhecer a estrutura e qualificações da corporação. “Recebemos muitas informações úteis sobre a situação e planejamento da Polícia Militar do Pará e eu tenho confiança nas capacidades e na força da PM para assegurar as reuniões do G20 e da COP 30 no futuro”, afirmou o representante australiano.
Foto: Sarah Barbosa - ASCOM PM
A comitiva também conheceu o policiamento ordinário, as operações voltadas para proteção ambiental, além dos investimentos previstos para os próximos anos, entre eles o concurso público para receber 4400 novos policiais, o uso de câmeras corporais, construção do novo centro de formação de praças e outros.
Mín. 22° Máx. 40°