Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) apontam que no primeiro semestre de 2023, Canaã dos Carajás teve um saldo positivo de 3.858 novos empregos e, assim, lidera o ranking no Sudeste paraense. Considerando o resultado acumulado do Pará, o município ficou atrás apenas da capital, Belém (5.535). O relatório mostra o saldo por atividade econômica e o setor que mais empregou foi o da Construção (2.219), seguido de Serviços (1.231), Indústria (148), Comércio (253) e Agropecuária (7).
Com apenas 28 anos de emancipação e 77.079 mil habitantes, Canaã superou outros municípios do interior do estado, com população superior, por exemplo, a vizinha Parauapebas (266.424 mil habitantes e gerou 3.258 empregos) e a centenária Marabá (266.536 mil habitantes e saldo de 1.058 empregos).
O aumento da geração de emprego e renda demonstra o pleno desenvolvimento, que é estimulado pela Prefeitura de Canaã dos Carajás com a execução de programas e projetos nas áreas da Habitação, Urbanização, Empreendimentos e Turismo de eventos.
Com o Cartão Reforma e Construção, por exemplo, desde dezembro de 2021 ao todo 1.000 famílias foram beneficiadas com a realização do sonho da casa própria, que até hoje já gerou cerca de 3.500 empregos diretos na área da Construção.
Com cerca de seis meses de obra, a casa do Jovani Santana Santos está com 85% de execução concluída, restando apenas os serviços de acabamento, como instalação elétrica, piso e pintura. O soldador, que é beneficiário do Cartão Reforma e Construção, fala com entusiasmo da expectativa de receber em breve a chave do novo endereço.
“A felicidade é muito grande em saber que vamos sair do aluguel! A gente esperou até ser contemplado, mas eu entendo que existe regra né? E acredito que o fato do meu filho ser autista foi o que ajudou pra gente receber o cartão. Mas, eu quero dizer que o maior legado de um gestor público é materializar os projetos, tirar do papel e realizar na vida das pessoas. Porque quando a gente receber nossa casa, vamos ter outra perspectiva de vida e investir o que a gente gasta hoje com aluguel na educação dos nossos filhos”, afirma Jovani.
Além dos programas habitacionais, são desenvolvidos diversos projetos e programas na área do desenvolvimento social, pois a meta da gestão, conforme explica a prefeita Josemira Gadelha, é trabalhar com a participação das pessoas na construção de uma cidade com qualidade de vida em todos os setores.
“Nós temos um programa habitacional que é um dos maiores do país, mas nós estamos trabalhando também uma cidade sustentável, gerando uma nova matriz econômica com grandes eventos, atraindo investidores e isso naturalmente fortalece e aquece a nossa economia local. Então, muitos empresários chegando, investindo, construindo e gerando emprego e renda”, ressalta a prefeita Josemira.
Mín. 23° Máx. 40°