30°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

Geral Pará

Regional do Baixo Amazonas promove conscientização sobre acidentes de trânsito

Hospital realizou quase 500 cirurgias ortopédicas em vítimas de acidentes nos últimos seis meses

27/05/2023 às 12h10
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Com o tema "No trânsito, escolha a vida", foi realizado nesta sexta-feira (26) um Painel Integrado alusivo à campanha "Maio Amarelo" em Santarém, na região de integração do Baixo Amazonas. O encontro foi realizado no auditório da Universidade da Amazônia (Unama), em uma iniciativa do Departamento de Trânsito do estado (Detran-PA) em parceria com outros órgãos e instituições, entre eles o Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA).

"O painel tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre as condutas humanas no trânsito. Por isso trouxemos órgãos envolvidos no atendimento de sinistros e na prestação de serviços referentes aos acidentes de trânsito. A participação do HRBA é importante demais para falar sobre o custo e o atendimento das vítimas dos sinistros no trânsito" explicou o agente de fiscalização do Detran-PA, José Carlos de Souza.

O diretor-geral da unidade, Éder Lúcio de Souza, foi convidado a realizar uma apresentação sobre o trabalho do Hospital Regional, que é referência em média e alta complexidade para 1,4 milhão de pessoas residentes em 30 municípios do oeste do estado.

Continua após a publicidade
Anúncio

Durante a fala, ele destacou os dados de atendimento do HRBA a vítimas de trânsito. Nos últimos seis meses, a unidade realizou 497 cirurgias ortopédicas e 117 procedimentos na especialidade BucoMaxilo. Além disso, 103 leitos foram disponibilizados para a especialidade de Ortopedia e mais 40 para BucoMaxilo no mesmo período.

"É muito importante falar nesse assunto, de todo o custo que a sociedade tem. Não só o custo financeiro, mas o custo afetivo de ter uma pessoa acidentada em casa ou mesmo a perda de uma vida por acidente de trânsito. É fundamental fazer alerta, mostrando os números para conscientizar a nossa população" afirmou.

O diretor ainda ressaltou a importância do movimento internacional "Maio Amarelo", que visa reduzir o número de acidentes no trânsito, e a participação do HRBA em eventos extra-muros da unidade.

"Para nós, é importante mostrar as atividades desenvolvidas pelo HRBA e principalmente neste momento do 'Maio Amarelo'. Apresentamos o trabalho que é realizado com as cirurgias e o tratamento para recuperar as vítimas dos acidentes de trânsito", concluiu Éder Souza.

Além do HRBA e do Detran, estiveram presentes no evento representantes do 9° Centro Regional de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa); da Polícia Militar; do 4° Grupamento de Bombeiros Militar; da Polícia Civil; da Polícia Rodoviária Federal; do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat); da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT); do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção Santarém.

Serviço:O Regional do Baixo Amazonas presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.

A unidade é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Ela funciona na avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém.

Texto:Ascom HRBA

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 14h06 - Fonte: ClimaTempo
30°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 32°

Sex 30°C 22°C
Sáb 29°C 22°C
Dom 30°C 23°C
Seg 27°C 22°C
Ter 25°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio