30°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

PARAUAPEBAS POVO XIKRIN

40 indígenas de Parauapebas recebem certificação de Gestão do Terceiro Setor e Informática Básica e Avançada

Os cursos tiveram a duração de cinco meses e foram ofertados em sistema de módulos de 34 horas/aula. Os beneficiários receberam kit contendo apostilas, arquivos e uniformes.

01/02/2023 às 06h06
Por: Redação Fonte: Francesco Costa
Compartilhe:
Foto: Francesco Costa
Foto: Francesco Costa

Após cinco meses de aulas práticas e teóricas, 40 indígenas foram certificados nos cursos de capacitação realizados por meio do Termo de Fomento firmado entre a Prefeitura Municipal de Parauapebas e o Instituto Botiê Xikrin (IBX) no último sábado, 28, na aldeia Djudjekô. O evento contou com a presença de várias lideranças indígenas, entre elas a do presidente do IBX, Atoro Tikra Xikrin Gavião, e do poder público.

De acordo com Girlan Pereira, coordenador do Departamento de Relações Indígenas (DRI) da Prefeitura de Parauapebas, esse trabalho conjunto desenvolve capacitações na comunidade indígena mostrando que o indígena é tão capaz quanto os não-indígenas.

“Já fui questionado porque os homens indígenas usam ternos e as mulheres vestidos, em um evento como este. Respondo prontamente que é para mostrar que o indígena pode ser como qualquer pessoa, tem a capacidade de estudar, de se formar e de vestir com qualquer roupa sem perder a identidade. E ainda pode fazer curso sem esquecer a comunidade e os parentes”, explicou Girlan, enfatizando que o Povo Xikrin continua vivo através da língua, da cultura e da dança.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Os caciques mais velhos têm aconselhado os jovens a estudarem e aprenderem as coisas dos não-indígenas para defender e ajudar a comunidade”. E ilustra que “ao se tornar técnico de enfermagem ou enfermeiro poderá cuidar melhor de seu parente ou ao fazer um curso de gestão de terceiro setor podendo gerenciar os projetos através das associações”, ressalta Girlan.

O presidente do Instituto, Atoro Tikra Xikrin Gavião, não escondeu sua satisfação ao ver os diversos jovens sendo certificados e os encorajou a continuar na busca de qualificação profissional, pela igualdade e independência financeira. “Os espaços profissionais são para todos os que se qualificam. Não podemos mais aceitar que o índio não sobreviva sem recursos públicos ou seja levado daqui para ali sem ter voz. É através da capacitação profissional que nos tornamos capazes para ocupar o lugar que é nosso, em nosso país de origem”, afirmou Atoro Tikra, incentivando que os agora certificados busquem utilizar o aprendizado e continuem em busca de mais conhecimento.

Sobre os cursos

Os cursos tiveram a duração de cinco meses e foram ofertados em sistema de módulos de 34 horas/aula. Foram 17 encontros conforme conteúdo pedagógico. Os beneficiários receberam kit contendo apostilas, arquivos e uniformes.

Os instrutores selecionados são profissionais com qualificação técnica de nível técnico ou superior, sendo que ao longo da capacitação houve o acompanhamento de um profissional formado em pedagogia para assumir a coordenação pedagógica dos cursos.

Ao final das capacitações foram emitidos certificados de conclusão de curso aos alunos que assistiram no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) das aulas de cada modulo ofertado, sendo aprovado por meio de avaliação escrita e/ou oral e atividades práticas, somando pontuação mínima de 6,0 e de no máximo 10.

Os respectivos cursos foram realizados com apenas 20 alunos por turma, ou seja, apenas 50% da capacidade da sala de aula.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
PARAUAPEBAS - PA
PARAUAPEBAS - PA
Sobre o município Parauapebas é um município brasileiro do estado do Pará, pertencente à mesorregião do Sudeste Paraense e sede da microrregião de Parauapebas. Localiza-se no norte brasileiro, distante 719 km da capital Belém.
Parauapebas, PA Atualizado às 17h06 - Fonte: ClimaTempo
30°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 32°

Sex 30°C 22°C
Sáb 29°C 22°C
Dom 30°C 23°C
Seg 27°C 22°C
Ter 25°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio