30°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

Geral Pará

Governo do Pará encerra janeiro com investimentos em infraestrutura, segurança, cultura e cidadania

Primeiro mês do ano foi marcado pelas entregas da 9ª UsiPaz e do 4º trecho da Macrodrenagem do Tucunduba, em Belém, e ainda por várias obras no interior

31/01/2023 às 23h55
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:

Quem acompanha o dia a dia da comunidade garante que nunca viu tantos benefícios de uma só vez para a população do bairro mais populoso de Belém. O Guamá, com mais de 94 mil moradores, segundo o Censo do IBGE/2010, mudou com os serviços da Usina da Paz, obra do governo do Estado que se junta a um volume de investimentos considerável na infraestrutura de Belém e de vários municípios do interior, só em janeiro de 2023.

“É um sonho realizado! É muito importante, porque vem trazer para todas as pessoas uma grande evolução dentro da nossa comunidade. É um projeto valioso, levantou valores. Tudo o que foi colocado é muito importante para toda a população. São pessoas que não tinham nem expectativa, e hoje estão aqui participando de todos esses serviços. Veio fazer com que a população tivesse dignidade, e avançasse cada vez mais”, ressalta a líder comunitária Lia Menezes, moradora do bairro há 50 anos.

A 9ª UsiPaz - complexo de serviços em segurança, saúde, esporte, cultura, lazer e capacitação profissional - entregue pelo Governo do Pará no dia da celebração pelos 407 anos de fundação de Belém, em 12 de janeiro, é um dos investimentos que marcaram o primeiro mês do ano.

Continua após a publicidade
Anúncio

Para Ricardo Balestreri, titular da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), o complexo representa possibilidades concretas de transformação social. “As Usinas da Paz têm cumprido um papel de fomento ao empreendedorismo econômico popular, à educação, formação profissional, ao convívio familiar da comunidade, ao encontro de alternativas e oportunidades. Todas as usinas têm sido polos geradores de paz social e convivência. A vida melhora, os padrões de segurança aumentam. Isso tudo não é mágica; é fruto de oportunidades oferecidas a um povo capaz de produzir transformações, a um povo honesto, criativo e competente, que precisa de oportunidades que o TerPaz (Programa Territórios pela Paz) e as Usinas da Paz vêm oferecer”, enfatizou o secretário.

Crédito: Augusto Miranda / Ag. Pará
Crédito: Augusto Miranda / Ag. Pará

Infraestrutura e saneamento- Outra obra muito aguardada, também entregue no aniversário da capital paraense, foi o 4º trecho da Macrodrenagem do Igarapé Tucunduba, beneficiando 250 mil pessoas, quase 20% da população de Belém, como a dona de casa Maria da Costa, que esperou muitos anos pelo fim dos alagamentos na área onde mora.

“A rua enchia, a casa enchia, a água vinha no joelho. Cansamos de ficar dentro d’água a noite toda. Era muito difícil. A gente chorava muito. A gente esperou mais de 30 anos por essa obra. Agora chegou, e foi uma alegria pra todo mundo. Foi uma felicidade pra nós. Não enche mais, a linha de ônibus já pode passar, trouxe mais qualidade de vida, mais saúde”, ressaltou a moradora.

Com investimento superior a R$ 55 milhões, o quarto trecho compreende o perímetro entre os canais das travessas União e Timbó. Os serviços de saneamento continuam no Canal Lago Verde, sob a gerência da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop).

“Uma obra grandiosa e importante, que vai minimizar os problemas de alagamento e melhorar o saneamento básico para os moradores do entorno, bem como valorizar o imóvel e resgatar a dignidade da população. Em continuidade a isso, também assinamos a Ordem de Serviço para o Canal Lago Verde, projeto que contemplará a urbanização e a execução de um complexo esportivo, proporcionando espaço de lazer para práticas esportivas pela comunidade. Portanto, importantes obras que visam à melhoria da mobilidade urbana e qualidade de vida das pessoas, um dos compromissos do governo do Estado”, informou Ruy Cabral, titular da Sedop.

O secretário acrescentou que “também já viabilizamos investimentos para o interior do Estado, com a Ordem de Serviço para obras destinadas ao desenvolvimento social, infraestrutura e cultural nos municípios de Santa Luzia do Pará e Ponta de Pedras, como a construção da Casa da Cultura, sistema de abastecimento para Ponta de Pedras e outras obras em execução por todo o Pará”.

A melhoria da infraestrutura urbana também inclui a reconstrução da Avenida Rômulo Maiorana. O governador Helder Barbalho já assinou a Ordem de Serviço autorizando as obras.

Crédito: Raoni Figueiredo / Ag Pará
Crédito: Raoni Figueiredo / Ag Pará

Cultura e lazer– Em janeiro, o Governo do Pará também investiu em cultura e lazer com a entrega da primeira fase da obra Parque Cemitério da Soledade, executado por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

“A parceria com a Universidade Federal (UFPA) vai continuar numa segunda fase da obra, e aqueles mausoléus, que ainda não tiveram intervenção, terão nos próximos 20 meses. Nosso objetivo é concluir a obra em menor tempo possível. Sabemos que este tipo de intervenção requer um trabalho minucioso, detalhado e, em breve, teremos um parque em sua completude. Nós teremos atividades focadas na valorização do patrimônio nesse primeiro momento, mas isso não vai descartar outras atividades culturais, eventos, saraus, que nós podemos organizar dentro do novo Parque”, adiantou Bruno Chagas, titular da Secult.

A jornalista e escritora Iaci Gomes esteve duas vezes no Parque e gostou do que viu. "Achei lindo esse resgate. Lembrei de quando fui a Buenos Aires (Argentina) e visitei o cemitério da Recoleta, que lá é ponto turístico. E me espanta ver a resistência de muitas pessoas de ir lá visitar. Aqueles que já se foram também são história; a morte faz parte da história! E fiquei feliz de ver a história sendo tratada com o respeito que ela merece. O cemitério está lindo, e o trabalho de restauração é um destaque. Todos os envolvidos estão de parabéns, e com certeza contribuíram muito pra memória da cidade", disse Iaci.

Crédito: Bruno Cecim / Ag.Pará
Crédito: Bruno Cecim / Ag.Pará

Segurançapública– O governo do Estado também contemplou a Guarda Municipal de Belém com 100 radiocomunicadores digitais, que facilitam a transmissão de dados com maior alcance para os agentes, uma viatura caracterizada e uma aeronave remotamente pilotada (drone), enquanto a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) recebeu 146 coletes balísticos. Todos os equipamentos entregues visam garantir melhores condições de trabalho aos agentes e melhorias na prestação de serviços à população.

Por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), foram investidos na segurança pública de Belém R$ 804.242,22, que vão auxiliar na estruturação e no fortalecimento dos órgãos municipais de segurança e trânsito.

Capacitação– Na área de segurança alimentar, o governo do Estado entregou 604 equipamentos para melhorar a qualidade do açaí comercializado na capital, e ainda 320 certificações aos comerciantes do produto, que participaram do curso de qualificação e manipulação do fruto.

Crédito: Marco Santos / Ag. Pará
Crédito: Marco Santos / Ag. Pará
Extensão rural- A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) recebeu 21 veículos, entre motocicletas, lanchas e carros, para reforçar a atuação das equipes em 20 municípios, responsáveis pelo atendimento de 8.250 famílias agricultoras.

Os equipamentos são essenciais para o trabalho das equipes técnicas nos escritórios de Ananindeua e Marituba, na Região Metropolitana de Belém; Capanema, Marapanim e Maracanã, no nordeste paraense; Prainha, Aveiro, Oriximiná, Óbidos e Altamira, no Oeste; Portel, Ponta de Pedras, Cachoeira do Arari, Breves, Gurupá, Santa Cruz do Arari, Anajás e Muaná, no Marajó, e Jacundá e Marabá, no Sudeste.

Educação- Em Ananindeua, o Governo do Pará participou da entrega da reconstrução da Escola com Supervisão Militar Laércio Wilson Barbalho, no bairro Curuçambá. A 10ª unidade escolar reconstruída pela Prefeitura de Ananindeua faz parte do Programa de Supervisão Militar Educacional (Sume), desenvolvido pelo Estado, que tem como objetivo atuar na prevenção da violência e no fortalecimento da instituição escolar, como espaço de preparação dos jovens para o futuro.

Barcarena– A fim de reforçar a segurança pública em Barcarena, no Baixo Tocantins, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), entregou 16 coletes balísticos ao órgão municipal de trânsito. A iniciativa integra os eixos da Política Estadual de Apoio aos Órgãos Municipais de Segurança Pública (Peosp), publicada no Plano Estadual de Segurança Pública, cujo objetivo é estruturar os órgãos municipais de trânsito que atuam de forma integrada no Estado.

O policiamento nos rios de Barcarena também foi reforçado com a entrega de uma lancha de 350 HP, equipada para receber o efetivo que atende às demandas da população ribeirinha. Também foi assinada Ordem de Serviço para construção das novas instalações da Delegacia de Polícia Civil do município.

Crédito: Alex Ribeiro / Ag. Pará
Crédito: Alex Ribeiro / Ag. Pará

Paragominas– O município de Paragominas, no Sudeste do Pará, celebrou seu aniversário de emancipação política em 23 de janeiro com mais um investimento em segurança pública feito pelo governo do Estado: a entrega de 36 coletes balísticos ao órgão de trânsito municipal, dentro da Política Estadual de Apoio aos Órgãos Municipais de Segurança Pública.

Totalmente reconstruído, após passar 18 anos sem obras, o prédio da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) agora oferece um ambiente equipado e climatizado, para comodidade de usuários e servidores. A reestruturação do prédio tornou os espaços mais amplos e organizados, com novo mobiliário e equipamentos destinados a aperfeiçoar os serviços oferecidos à população.

Floresta do Araguaia– Maior produtor de abacaxi do Brasil, o município de Floresta do Araguaia, no Sudeste, agora exibe uma das maiores praças de entretenimento da região. A Praça do Produtor foi entregue pelo Governo do Pará aos mais de 22 mil habitantes do município. O novo espaço de lazer conta com modernos equipamentos, academia ao ar livre, playground, fontes luminosas, lago ornamental, estacionamento e monumentos históricos, que oferecem qualidade de vida para quem mora ou visita Floresta do Araguaia. A obra ajudou a empregar 160 pessoas, e agora continua gerando postos de trabalho nos espaços de comercialização de produtos.

Cametá- A Rodovia PA-467, uma demanda histórica da população do Baixo Tocantins, foi entregue em Cametá. A estrada, que dá acesso à Vila de Curuçambaba, foi totalmente construída e entregue com asfalto em toda a sua extensão, de quase 19 quilômetros.

A via dá acesso à rodovia estadual PA-151, responsável por ligar Cametá a Igarapé-Miri. Com um investimento de R$ 22 milhões, foram feitos serviços de instalação de rede de drenagem de águas pluviais, terraplanagem, asfalto e sinalização de trânsito horizontal e vertical.

O órgão municipal de trânsito de Cametá também já recebeu 27 coletes balísticos do governo do Estado, por meio da Segup.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 14h06 - Fonte: ClimaTempo
30°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 32°

Sex 30°C 22°C
Sáb 29°C 22°C
Dom 30°C 23°C
Seg 27°C 22°C
Ter 25°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio