22°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

Geral Pará

Seap realiza atendimento biopsicossocial para internos de duas unidades penais

Vários serviços foram oferecidos a custodiados da Central de Triagem Metropolitana III e do Centro de Recuperação de Mosqueiro

27/01/2023 às 20h30
Por: Redação Fonte: Secom Pará
Compartilhe:
Crédito: Uchoa Silva/NCS SEAP
Crédito: Uchoa Silva/NCS SEAP

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio da Diretoria de Assistência Biopsicossocial (DAB), realizou atendimentos médicos, psicológicos e de enfermagem em duas unidades localizada na Região Metropolitana de Belém. A Central de Triagem Metropolitana III (CTM III) e o Centro de Recuperação de Mosqueiro (CRMO) receberam as equipes, que levaram os serviços aos internos nos últimos dias.

Crédito: Uchoa Silva/NCS SEAP
Crédito: Uchoa Silva/NCS SEAP
A primeira unidade atendida foi o CTM III, onde, além dos atendimentos médicos e de assistência social, 12 internos receberam novas carteiras de identidade, emitidas pela Polícia Civil. Mais de 70 procedimentos médicos, de enfermagem e assistência social foram realizados.

A equipe médica realizou atendimento de rotina, controle de hipertensão arterial e diabetes, tratamento para tuberculose, e testes rápidos para hepatites, sífilis e HIV. Houve ainda atendimentos em saúde mental para quem já faz acompanhamento, e tratamento contínuo com medicação específica.

Continua após a publicidade
Anúncio

Comodidade- O diretor do CRMO, Abdolins Xavier, destacou a importância do atendimento biopsicossocial na unidade. Segundo ele, geralmente os internos de Mosqueiro (distrito de Belém) são atendidos no posto de saúde da ilha devido à distância para o centro da capital. Atualmente, a unidade conta com 76 custodiados.

Crédito: Uchoa Silva/NCS SEAP
Crédito: Uchoa Silva/NCS SEAP

“A realização desse mutirão é muito importante para nós. Temos alguns internos que já vêm doentes da rua e necessitam de atendimento. A vinda dos médicos é muito boa para os internos, e mesmo para os servidores da casa. Às vezes, necessitamos de um atendimento especializado, e hoje estamos tendo isso aqui, com um médico e uma enfermeira”, disse Abdolins Xavier.

Crédito: Uchoa Silva/NCS SEAP
Crédito: Uchoa Silva/NCS SEAP
O médico Paulo Pureza, da Seap, lotado no Presídio Metropolitano III, fez os atendimentos no Centro de Recuperação de Mosqueiro. “Estamos realizando o atendimento básico para os PPLs – Pessoas Privadas de Liberdade, vendo os casos mais variados, hipertensos, diabéticos, de saúde mental e em tratamento contra a tuberculose. Dessa forma, seguimos contribuindo para o bom andamento do serviço”, disse Paulo Pureza.

A técnica em Enfermagem Liane Reis informou que o objetivo da ação é mapear as doenças que acometem os internos e verificar a necessidade de encaminhá-los para atendimento especializado. “Vamos mapear e ver o que a gente precisa para um atendimento posterior. Hoje já verificamos que vamos precisar do atendimento de uma nutricionista e da questão da vacinação”, declarou Liane Reis.

Aprovação- O interno M.A.S.F., 48 anos, aprovou o atendimento médico. Com tonturas e a garganta inflamada, ele agradeceu pela oportunidade de ser atendido. “Foi ótimo! Me atenderam muito bem. É importante esse tipo de atendimento, ter os médicos aqui conosco”, disse o custodiado do Centro de Moqueiro.

A coordenadora de Assistência Social da DAB, Régia Sarmento, frisou que as ações já realizadas visam garantir o direito à saúde aos internos do Sistema Penitenciário do Estado. Segundo ela, os atendimentos ocorreram dentro da normalidade. “Todas as demandas foram atendidas. Todos receberam a assistência médica, de enfermagem e biopsicossocial”, informou.

Texto: Márcio Sousa – Ascom/Seap

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 04h09 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 31°

Sex 24°C 21°C
Sáb 30°C 21°C
Dom 31°C 22°C
Seg 29°C 22°C
Ter 25°C 21°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio