22°

Tempo nublado

Parauapebas, PA

ENTRETENIMENTO Batuque Amazônico

Movimenta Pebas promove espetáculo de danças regionais

A apresentação do Grupo de Cultura Popular Raízes Parauara será gratuita, no dia 9 de dezembro, no CDC. O evento contará com tradução em libras e acessibilidade física para cadeirantes

06/12/2022 às 14h52
Por: Redação Fonte: Aretha Fernandes
Compartilhe:
Movimenta Pebas promove espetáculo de danças regionais

O som e o balanço da cultura popular paraense vão encher o palco do Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC), em Parauapebas, no próximo dia 9, sexta-feira, às 19h30. Promovido pelo Movimenta Pebas, projeto que conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o espetáculo "Batuque Amazônico" será apresentado pelo Grupo de Cultura Popular Raízes Parauara e trará elementos da oralidade, dos contos, das danças e das narrativas dos povos tradicionais da Amazônia, a partir de um cenário poético e inusitado.

No palco, 30 artistas, entre eles, participantes das oficinas de danças folclóricas e populares, ofertadas recentemente pelo Movimenta Pebas à comunidade do município, vão embalar a noite no ritmo paraense. As performances vão abordar a importância da preservação e da valorização das manifestações culturais paraenses, reconhecidas como patrimônio imaterial do país, como o Carimbó e o Siriá.

Para o Mestre Clodoaldo Souza, que está dirigindo a apresentação, essa sensibilização é muito importante. "O espetáculo 'Batuque Amazônico' é um veículo de bens simbólicos e propõe um diálogo com a sociedade, chamando a atenção para a necessidade de preservação, valorização e proteção do nosso patrimônio", afirmou ele.

Continua após a publicidade
Anúncio

A apresentação, que tem classificação indicativa livre e entrada gratuita, contará com intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), garantindo acessibilidade à comunidade surda, assim como acessibilidade física para cadeirantes.

Um pouco da história do Grupo Parauara

Criado em 2013, o Grupo de Cultura Popular Raízes Parauara funciona como Ponto de Cultura em Parauapebas. Há quase uma década, vem desenvolvendo ações de formações por meios de palestras, seminários, workshops e projetos de oficinas em diversas linguagens artísticas: dança popular tradicional, expressão corporal, percussão popular, flauta doce, bijuteria regional, teatro corporal, decoração e arranjos, moda e reforma, construção coreográfica, contação de história, maquiagem, confecção de instrumentos, tranças afro e turbantes.

Idealizado pelo arte-educador e produtor cultural Clodoaldo Souza, o grupo é composto por artistas e jovens oriundos de movimentos sociais populares e da área de dança, além de professores e arte-educadores, entre outros.

Sobre o Movimenta Pebas

O projeto tem a missão de valorizar os artistas locais e de oferecer uma programação diversificada e totalmente gratuita à população de Parauapebas. Na edição deste ano, com a temática "Expressões do Norte", o projeto já promoveu ações nas áreas de artes plásticas, música, dança, teatro e gestão cultural.

Serviço

O quê? Espetáculo "Batuque Amazônico".

Quando? Dia 9 de dezembro, às 19h30.

Onde? No Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC), que fica localizado na Rua F, sem número, no bairro União, em Parauapebas.

Quem pode ir? Qualquer pessoa. A programação tem classificação livre para todas as idades.

E o ingresso? É de graça. Basta ir até o CDC no horário do evento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Parauapebas, PA Atualizado às 02h14 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 31°

Sex 24°C 21°C
Sáb 30°C 21°C
Dom 31°C 22°C
Seg 29°C 22°C
Ter 25°C 21°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio