Duas pessoas foram presas nesta terça-feira (8) por crimes de fraude virtual e invasão de dispositivo informático, na operação "Papel Fantasma", que também deu cumprimento a mandados busca e apreensão no distrito de Mosqueiro, em Belém.
O trabalho policial investiga a ação de criminosos que estariam invadindo contas de clientes de uma plataforma de comércio eletrônico pela internet. Com a dupla, foram apreendidos diversos produtos, incluindo um drone, avaliado em mais de R$50 mil, diversos celulares, notebooks e CPU.
O grupo roubava dados de cartões de crédito de usuários do site e realizavam compras de produtos eletrônicos de valores elevados. Após as compras, os endereços para as entregas dos produtos eram alterados para uma vila localizada próxima à praia do Chapéu Virado, em Mosqueiro.
As investigações apontam que os hackers utilizam técnicas de invasão para conseguirem entrar no sistema da empresa e inseriam nomes e endereços falsos para a compra de produtos com os cartões das vítimas.
Os endereços cadastrados pelos criminosos eram errados, confusos ou incompletos, propositalmente para dificultar a real localização do grupo. Após não encontrar o endereço, a empresa de entrega era obrigada a entrar em contato telefônico com os criminosos, que informavam o local onde os produtos seriam entregues.