22°C 29°C
Parauapebas, PA
Publicidade

Santa Casa homenageia mães lactantes e quer ampliar doação

Semana Estadual de Doação de Leite Materno busca ampliar a captação da doação de leite humano  

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
23/05/2022 às 20h21
Santa Casa homenageia mães lactantes e quer ampliar doação
Foto: Reprodução/Secom Pará

Bombeiro cadastra mãe para doação de leite materno em campanha promovida em shopping, em Belém
Bombeiro cadastra mãe para doação de leite materno em campanha promovida em shopping, em Belém - (Foto: Rafaela Soeiro / ASCOM FSCMP)
A Semana Estadual de Doação de Leite Materno é uma campanha para o incentivo à doação de leite materno para os Bancos de Leites Humanos, coordenada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sespa), Fundação Santa Casa de Misericórdia (FSCMP) e pelo Corpo de Bombeiros do Pará, por meio do projeto Bombeiros da Vida.

Pensando em garantir um momento especial de sensibilização da sociedade para a importância da doação de leite humano, assim como, uma iniciativa a mais para a proteção e a promoção do aleitamento materno, a equipe do Banco de leite levou durante o último sábado, 21, uma ampla programação ao Shopping Bosque Grão Pará em Belém.

Equipes da Santa Casa, dos Bombeiros e da Sespa são parceiras em campanha à doação de leite materno
Equipes da Santa Casa, dos Bombeiros e da Sespa são parceiras em campanha à doação de leite materno - (Foto: Rafaela Soeiro / ASCOM FSCMP)
Durante todo o horário de funcionamento do shopping aconteceram demonstrações sobre Práticas de Aleitamento Materno, Captação e Doação de Leite Humano e orientações para a amamentação em situações especiais, além do repasse de informações sobre a proteção legal da amamentação. 

Continua após a publicidade
Anúncio

Cynara Souza, coordenadora do Banco de Leite da Fundação Santa Casa, ressalta que desenvolver ações de promoção à amamentação dentro de um shopping center é fundamental para convocar a sociedade a participar desta campanha.

“Aqui é um espaço para se esclarecer e tirar dúvidas sobre a amamentação, doação de leite humano,  lei municipal de proteção legal do aleitamento materno e saúde mental materna. É um espaço aberto e livre, preparado para atender as mães que se sentem inseguras sobre a amamentação e a doação de leite humano.” 

Integrante da Rede Internacional de Ação de Alimentos para Bebês, IBFAN -sessão Pará,  Eunice Begot explica que participar desse evento juntamente com a Secretaria Estadual de Saúde (Sespa),  a Fundação Santa Casa  e Corpo de Bombeiros do Pará, por meio do projeto Bombeiros da Vida, é uma oportunidade única de mexer com todos os segmentos da sociedade sobre a importância da amamentação e do ato de doar o excedente de leite: 

“Toda mulher precisa ter o apoio, a promoção e a proteção do aleitamento materno, que beneficia tanto a saúde da mulher quanto a da criança.  Por isso, é uma alegria imensa estar aqui junto com toda a equipe da Santa Casa divulgando esse trabalho”, destaca a nutricionista do IBFAN -sessão Pará

Durante a programação, foi realizado também, cadastro de doadoras e distribuição de kits de doação de leite materno. Material educativo para o manejo da lactação, doação de leite humano e administração de dieta do recém-nascido.

Motivada por esta consciência social, a museóloga Maíra acompanhada do esposo e de Gael, de 5 meses, decidiu aderir à campanha e se cadastrar para ser doadora de leite.

“Estou amamentando o Gael há 5 meses e eu vejo o quanto faz diferença no desenvolvimento dele, então hoje a gente decidiu dividir um pouquinho, né? Já que tem bastante, vamos garantir a oportunidade de uma nutrição natural para os bebês que estão internados e necessitam desse alimento para sobreviver”, ressalta a mãe.

Devido à sua composição nutricional balanceada, o leite humano  é considerado um alimento completo e suficiente, inclusive em água, para atender as necessidades nutricionais da criança durante os seis primeiros meses de vida, contribuindo para a redução de riscos como infecções, desnutrição, ganho excessivo de peso, alergia alimentar e desenvolvimento de doenças crônicas, conforme destaca a nutricionista e participante da coordenação do BLH da Santa Casa, Vanda Marvão.

Para o presidente da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, Bruno Carmona, a instituição possui um papel social fundamental nesta campanha a favor da amamentação,  por ser a maior maternidade do Estado do Pará e uma das maiores do Brasil e da América Latina, com atendimento 100% público.

“A equipe do Banco de Leite Humano da Santa Casa realiza muitas ações para que possamos conseguir captar leite suficiente para atender os recém-nascidos cujas mães, por qualquer motivo, não estão podendo ofertar seu próprio leite. E por se tratar de um processo 100% voluntariado, é extremamente importante o envolvimento de toda a sociedade, e cabe a nós, como instituição, sensibilizar a população, pois existe uma quantidade significativa de lactentes nessa condição”, enfatiza Bruno Carmona.

Como se tornar uma doadora?

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano e cada pote de leite materno humano coletado pode ajudar até 10 recém-nascidos por dia. Para doar, basta ser saudável e não estar usando nenhum medicamento que interfira na amamentação. 

As interessadas podem entrar em contato com o Banco de Leite da Santa Casa, a equipe fará uma breve entrevista e, estando apta para ser doadora, o Projeto Bombeiros da Vida vai até a residência e ensina como fazer a ordenha e armazenamento, desde que resida na região metropolitana de Belém

O cadastro é feito de modo virtual, pela internet ou telefone e a doadora não precisa sair de casa ou se deslocar em nenhum momento. O contato pode ser feito através dos telefones: 4009.2311 /4009.2212 / 4009.0375, também, pelo WhatsApp (91) 98899.6326 e o Site: www.santacasa.pa.gov.br/cadastro-banco-de-leite/ ou e-mail: projetobombeirosdavida@hotmail.com.

Texto de Rafaela Soeiro (Ascom FSCMP)

Por Governo do Pará (SECOM)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.