
A Polícia Civil do Pará deflagrou, na manhã desta quinta-feira (21), a 6ª fase da operação ‘Ponto Crítico’ para dar cumprimento a mandados judiciais de prisão e de busca e apreensão em 106 cidades do Pará.
Desta vez, a ação policial aconteceu tanto na Região Metropolitana de Belém quanto no interior do Estado, resultando em mais de 160 prisões e na apreensão de 20 armas, 534 munições, vasta quantidade de substâncias entorpecentes e outros objetos, até o momento. Policiais civis de todas as diretorias da instituição foram empenhados para que os alvos fossem devidamente identificados e localizados.
“Mais de 640 policiais da Polícia Civil do Pará foram designados para atuar na operação que aconteceu 106 cidades de todas as regiões do Estado, mostrando a integração da instituição e o trabalho de inteligência desenvolvido para localizar o alvos que estavam com mandados de prisão em aberto por diversos crimes, como homicídio, tráfico de drogas, roubo, associação criminosa, estupro, não pagamento de pensão alimentícia, violência doméstica e outros crimes”, ressaltou o delegado-geral da PCPA, Raimundo Benassuly.
Alguns dos alvos foram capturados nestas terça e quarta-feiras, mas o “dia D” da operação foi hoje, quando os outros investigados foram encontrados e conduzidos pelos policiais para as delegacias dos respectivos municípios onde foram localizados.
“A operação ‘Ponto Crítico’ foi pensada há alguns meses, quando o levantamento de informações por parte das equipes iniciou. Nós precisamos capturar alguns alvos antes da deflagração da operação para não correr o risco deles se evadirem. Esta é mais uma operação exitosa da PCPA, que contou com a participação de policiais de todas as diretorias operacionais e do setor de inteligência para viabilizar a precisão do endereço onde eles estavam escondidos”, destacou o delegado-geral adjunto, Temmer Khayat.
A Polícia Civil do Pará vem desenvolvendo um trabalho constante no combate ao crime e às organizações criminosas, fruto de um esforço contínuo de investigação realizado pelas Delegacias de Polícia Civil em todo o Estado do Pará.
“A operação segue em andamento em todo o território estadual para que sejam cumpridos o maior número de mandados judiciais, demonstrando, mais uma vez, a presença do estado e o forte trabalho realizado pelas forças de segurança que vem garantindo a repressão dos crimes e a desarticulação de grupos criminosos que tentam se manter com essas práticas no Pará”, finalizou o delegado-geral da PCPA.
Todos os presos foram conduzidos para as unidades policiais, onde foram adotados os procedimentos legais cabíveis e serão colocados à disposição da Justiça.