Nos dias 11 e 12 de outubro, atletas de Parauapebas participaram da etapa final do Campeonato Paraense de Karatê, em Tucumã, reunindo os melhores atletas do estado em um evento de alto nível técnico e competitivo. A Associação Girão de Artes Marciais (AGAM), com apoio da Prefeitura de Parauapebas, por meio do Gabinete do Prefeito, e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCAP), foi um dos grandes destaques da competição, conquistando resultados expressivos e emocionando o público.
A competição vai desde a categoria Fraldinha, para crianças de até 5 anos, até a Master, para competidores acima de 51 anos. O torneio apresentou disputas acirradas nas modalidades Katá individual, Kumitê individual e Kumitê por equipe (revezamento). Foram dois dias intensos de lutas, disciplina e superação, nos quais os representantes da AGAM mostraram técnica, garra e espírito esportivo.
Entre os destaques da delegação de Parauapebas estão:
De acordo com o presidente da Agam, Mestre Girão, o apoio da Prefeitura e do COMDCAP foi fundamental para o sucesso da equipe. “A disponibilização de transporte, alimentação de qualidade, inscrições e demais despesas assegurou a participação dos atletas com conforto e segurança, reafirmando o compromisso do município com o esporte, a juventude e a prioridade absoluta às crianças e adolescentes, conforme prevê a legislação”.
Aurélio Goiano, prefeito de Parauapebas, reforça a importância de investir no esporte para transformar vidas. “O esporte é um dos caminhos mais bonitos para formar cidadãos disciplinados, responsáveis e determinados. Ver nossas crianças e jovens levando o nome de Parauapebas com orgulho e conquistando resultados tão expressivos é motivo de muita alegria”. A chefe de Gabinete Joelma Leite destaca o apoio da gestão a projetos que unem esporte, educação e cidadania. “Cada medalha conquistada representa não só o talento dos atletas, mas também o esforço coletivo de uma gestão que acredita na juventude e investe em oportunidades”.
O campeonato foi uma realização da Federação Esportiva Cultural e Educacional Paraense (Fecepa) e contou com a organização da Associação Corpo e Mente de Karatê (ACMK), de Tucumã.
Texto: Morgana Albuquerque
Fotos: Agam
Assessoria de Comunicação/PMP – 2025